DSpace Repository

Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências.

Show simple item record

dc.contributor.author Backes, Luciana
dc.contributor.author Vaz, Douglas
dc.contributor.author Oliveira, Gabrielly Da Boit de
dc.date.accessioned 2022-06-02T18:49:32Z
dc.date.available 2022-06-02T18:49:32Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation BACKES, L.; VAZ, D.; OLIVEIRA, G. B. Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, e022025, p. 1-25, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660997/27778. Acesso em: 02 jun. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3117
dc.description.abstract O artigo reflete sobre o material educativo digital desenvolvido para o curso de Pedagogia da Universidade La Salle - Canoas. Essa proposta emerge das experiências vivenciadas pelos autores em disciplinas ofertadas na modalidade a distância. Para superar as dificuldades evidenciadas nas experiências anteriores, considerando o contexto da cibercultura encontramos como possibilidade a literaturalização das ciências, na construção do E-book Educação, Tecnologias e Cibercultura. A reflexão, desenvolvida no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, objetiva compreender a estrutura utilizada na construção do E-book para o curso de Pedagogia e identificar as contribuições para aprendizagem dos estudantes. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, com os instrumentos: E-book, tecnologias de compartilhamento e comunicação e ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, os registros das ações dos estudantes. A partir dos dados empíricos evidenciamos na literaturalização das ciências possibilidades de estabelecer metáforas para a construção do conhecimento. Assim como, a utilização da história para contextualizar esses conhecimentos, problematizá-los por meio dos personagens e explorar a representação da imersão. Destacamos, a necessidade de ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto contemporâneo e intensificar a mediação pedagógica na Educação On-line. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual de Campinas pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Processos de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Meios de ensino pt_BR
dc.title Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account