Abstract:
A construção do conhecimento de forma contextualizada com a realidade da criança e com uma
sociedade múltipla ainda é um grande desafio para a Educação Brasileira. O objetivo desta pesquisa
consiste em compreender o desenvolvimento do protagonismo infantil na construção do
conhecimento científico por meio da prática pedagógica explorando a contação de histórias em
uma escola da rede pública municipal de ensino. A pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida na
metodologia de Estudo de Caso, baseia-se na realização e observação das práticas pedagógicas em
uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, no estado Rio Grande do Sul, Brasil. As discussões
ocorrem no contexto da pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia
Digital na Contemporaneidade - COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Os dados empíricos são os registros
das atividades dos educandos e anotações da professora. Assim, reflete-se sobre o protagonismo
infantil na construção do conhecimento científico por meio da elaboração de hipóteses,
experiências e ação cognitiva, e na contação de histórias para a contextualização dos
conhecimentos e elaboração de metáforas. A partir desta pesquisa, procura-se aproximar a criança
do fazer científico, refutando a ideia de que o conhecimento está pronto, imutável e deve ser
somente memorizado. O desenvolvimento do protagonismo se dá por meio de práticas pedagógicas: em que as crianças tem vez e voz e seus conhecimentos legitimados; que
contemplam a autonomia, a ação cognitiva, a autoria e o senso crítico para a construção de novos
conhecimentos.