dc.contributor.author |
Backes, Luciana |
|
dc.contributor.author |
Santos, Larissa Batista dos |
|
dc.contributor.author |
Gabriel, Naidi Carmen |
|
dc.contributor.author |
Felicetti, Vera Lucia |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-02T19:03:28Z |
|
dc.date.available |
2022-06-02T19:03:28Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, L. B. et al. A realidade da educação ribeirinha no contexto da COVID-19: saberes pedagógicos para a ação docente. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, RS, v. 3, p. 56-76, 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586/2915. Acesso em: 02 jun. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3119 |
|
dc.description.abstract |
A necessidade de distanciamento social físico, instaurada pela pandemia da Covid-19, fez emergir
problemáticas que antes eram amenizadas pelo contato precário em regiões que já viviam um certo
isolamento. O objetivo deste artigo consiste em identificar a articulação entre os saberes e as problemáticas
na educação, para proposições alternativas na educação ribeirinha. Para realizar a pesquisa exploratória,
a produção de dados empíricos ocorreu na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na
Comunidade de Fátima, no Rio Negro – Amazonas. Participaram deste estudo uma professora e alunos
do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Foi utilizado como instrumento para a produção de
dados o comunicador instantâneo whatsapp. As reflexões iniciais revelaram os entraves tecnológicos
vivenciados no contexto educacional ribeirinho e como os saberes pedagógicos, contemplando docente
e alunos, estão em constante construção oportunizando formas de aprendizagem condizentes com a
realidade dos alunos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Editora Feevale |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Escola ribeirinha |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia |
pt_BR |
dc.title |
A realidade da educação ribeirinha no contexto da COVID-19: saberes pedagógicos para a ação docente. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |