dc.contributor.author |
Backes, Luciana |
|
dc.contributor.author |
Tortelli, Fabrícia Py |
|
dc.contributor.author |
Borges, Karen Selbach |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-02T19:16:30Z |
|
dc.date.available |
2022-06-02T19:16:30Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
BORGES, K. S.; NORONHA, F. P. T.; BACKES, L. Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pi. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n.º 1, p. 141-155, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14705/9694. Acesso em: 02 jun. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3122 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo analisa uma experiência de aprendizagem criativa no desenvolvimento do
pensamento computacional desplugado (PCD) com o Projeto Pipe à luz da Epistemologia
Genética de Jean Piaget. Inspirado em blocos de montar, o Pipe tem como objetivo
desenvolver as habilidades cognitivas dos estudantes, potencializando o pensamento crítico
na resolução de problemas. Os dados foram obtidos por meio de diálogos estabelecidos nas
relações de aprendizagens, de algoritmos criados a partir da atividade proposta e de
registros fotográficos. Evidenciamos a eficácia do uso do material concreto no processo de
aprendizagem, a importância do lúdico como um elemento mediador entre o prazer e a
aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional em
situações de resolução de problemas, gerando novos sentidos para o conhecimento. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual de Campinas |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Pensamento computacional desplugado |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem criativa |
pt_BR |
dc.subject |
Material concreto |
pt_BR |
dc.title |
Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pi. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |