DSpace Repository

O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido.

Show simple item record

dc.contributor.author Backes, Luciana
dc.contributor.author Chitolina, Renati Fronza
dc.contributor.author Carneiro, Eduardo Lorini
dc.date.accessioned 2022-06-02T19:19:22Z
dc.date.available 2022-06-02T19:19:22Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation BACKES, L.; CHITOLINA, R. F.; CARNEIRO, E. L. O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido. Interfaces da Educação, Paranaíba, MS, v. 11, n.º 32, p. 542-570, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4450/3584. Acesso em: 02 jun. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3123
dc.description.abstract O desenvolvimento e a socialização das tecnologias digitais (TD) provocam a configuração de espaços digitais virtuais, segundo Backes (2007; 2011; 2013; 2015), nos espaços geograficamente localizados, rompendo fronteiras e configurando espaços híbridos, conforme Latour (1991) e Santos (2008). Assim, emerge a questão: Como se desenvolve o processo de aprendizagem na educação online para a configuração do espaço híbrido? A reflexão ocorre na pesquisa “Os Espaços Híbridos nos Processos de Ensinar e de Aprender: A presença e a copresença no viver e conviver” e por meio do Estudo de Caso sobre disciplinas da modalidade EaD na Universidade La Salle - Canoas, com natureza exploratória e abordagem qualitativa. O processo de aprendizagem é analisado a partir da presença dos estudantes manifestada nos registros das atividades, por meio das unidades de análise: ação (presença), perturbação, interação, legitimação do outro, configuração do espaço híbrido e superação (significado no cotidiano). Os resultados evidenciam a importância da problematização dos conhecimentos como potencializadora do processo de interação. No compartilhamento dos registros é fundamental a legitimidade dos estudantes para a configuração do espaço híbrido, em uma convivência que é própria e particular a cada grupo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Processo de aprendizagem pt_BR
dc.subject Espaço híbrido pt_BR
dc.subject Educação online pt_BR
dc.title O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account