Abstract:
Apesar do acelerado desenvolvimento científico nas investigações em educação, e da construção e disseminação de novos conhecimentos, as dificuldades na educação brasileira são identificadas nos índices
apresentados no “Censo Escolar” (2016). O objetivo desta pesquisa, ancorada em práticas educacionais
em escolas da rede pública de ensino, consiste em compreender a construção do conhecimento a partir
de práticas pedagógicas articulando ciências e literatura, na educação básica. A pesquisa qualitativa, desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, envolve a observação direta das práticas pedagógicas dos
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em quatro escolas da rede pública, no Sul do Brasil.
No grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, pesquisadores e professores discutem as articulações
entre ciências e literatura, construindo novas práticas pedagógicas. Os dados se constituem do diário do
professor e dos registros dos estudantes realizados nas atividades. Com isso, pretendemos contribuir para o
desenvolvimento de práticas pedagógicas que articulem conhecimentos de senso comum e conhecimentos
científicos, desenvolvendo o hábito e gosto pela leitura e pesquisa, recontextualizando ciências e histórias. Para os estudantes da pesquisa, desenvolver as atividades consiste num novo modo de compreender,
aprender e criar, por meio de múltiplas linguagens e conhecimentos em congruência com a multimodalidade da contemporaneidade.