Abstract:
A presente dissertação buscou apresentar e discutir a memória da telenovela do
horário das oito e das nove da TV Globo sob o foco da diversidade sexual e de gênero
através dos seus personagens inseridos nos contextos das narrativas levadas ao ar
desde 1965, ano de inauguração da emissora. Para tanto, a pesquisa ofereceu um
levantamento que reuniu cerca de 95 personagens LGBTQIA+ relevantes entre 41
produções para o horário, sendo o maior volume apresentado a partir dos anos 2000.
A relevância em questão centrou-se na importância dos personagens dentro de cada
telenovela, descartando-se casos em que houve mera figuração. A partir do
levantamento realizado foi possível discutir e contextualizar as abordagens em cada
telenovela citada, analisando-se questões técnicas relacionadas a diversidade sexual
e de gênero empregadas na construção de cada personagem, as particularidades e
questões sociais envolvidas e os legados deixados por cada telenovela exibida como
forma de ressignificação das identidades coletivas dos telespectadores em seus
relacionamentos sociais com a diversidade. Nesse sentido, a memória foi o
instrumento central, inscrevendo em um projeto de presente todas as telenovelas
exibidas no passado e oferecendo novos olhares especialmente sobre a origem do
preconceito contra a população LGBTQIA+ no Brasil e sobre o relevante papel das
telenovelas, especialmente as das oito e das nove, como vetores de discussão de
questões sociais urgentes e contemporâneas como a diversidade sexual e de gênero
mesmo sendo predominantemente obras de ficção e sem compromisso direto com a
realidade. Com isso conseguiu-se responder à pergunta central proposta que era a de
compreender, por meio do estudo de memória, como a diversidade sexual e de gênero
foi apresentada e discutida nas telenovelas das oito e das nove da Globo e qual foi a
discussão oferecida por essas abordagens. Para dar resposta à pergunta de pesquisa
e promover todas as discussões, utilizei de referências bibliográficas sobre
diversidade sexual e de gênero, telenovelas, memória social e identidade como
Halbwachs, Candau, Nora, Assmann, Martín-Barbero, Alencar, Leal, Xavier, Connell,
Pearse, Green, Trindade, entre outros. Por fim, ofereceu-se um produto técnico
oriundo da pesquisa em formato de guia ilustrado servindo como lugar de memória
apresentando todos os personagens da diversidade estudados e discutidos como
forma de reafirmação, por meio da memória, da importância singular do formato
telenovela tanto para a televisão brasileira quanto para a sociedade.