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Memórias e trajetórias de professores do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Estadual do Jacuí

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dc.contributor.author Novo, Joseane da Silva
dc.date.accessioned 2022-07-08T22:37:23Z
dc.date.available 2022-07-08T22:37:23Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation NOVO, J. S. Memórias e trajetórias de professores do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Estadual do Jacuí. 2021. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3208. Acesso em: 08 jul. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3208
dc.description.abstract A educação é um direito social assegurado pela Constituição Federal. O indivíduo sentenciado que ingressa no sistema prisional é privado de sua liberdade, porém, continua detentor dos demais direitos e garantias fundamentais. Nesse contexto, a educação prisional possui um papel importante na retomada do convívio em sociedade desses indivíduos, melhorando sua perspectiva para o futuro e possibilitando romper um ciclo de exclusão e reincidência ao crime. É desse modo que a figura do professor emerge nesses espaços, dando origem ao problema de pesquisa: como dar visibilidade aos professores que atuam no contexto do ensino dentro do sistema prisional no Rio Grande do Sul? Deste problema, tendo como recorte espacial a Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), foi estabelecido como objetivo geral registrar trajetórias profissionais de professores que atuam em escolas dentro do sistema prisional, mais especificamente, que em algum momento tenham trabalhado com educação prisional na PEJ, incluindo, o Núcleo Estadual Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Sueli Rodrigues da Silva. A presente pesquisa visa, também, debater a educação nos espaços prisionais, à luz da Memória Social, fundamentado em autores como Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Joel Candau e Icléia Thiesen. O percurso metodológico envolveu três etapas: investigação documental, entrevistas temáticas e análise dos dados obtidos, que resultaram em um documento sistematizado, contendo relatos e imagens que registram memórias de professores que estiveram à frente da educação prisional na PEJ. Como produto técnico foi elaborada uma agenda personalizada, contendo o resumo dos principais achados da pesquisa, com o objetivo de dar visibilidade à história de professores que atuam ou atuaram nesses espaços e oportunizar aos interessados na temática, explorar um pouco mais sobre esse ambiente tão importante e peculiar e a realidade vivida pelos educadores prisionais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Memória social pt_BR
dc.subject Trajetórias profissionais pt_BR
dc.subject Educadores prisionais pt_BR
dc.title Memórias e trajetórias de professores do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Estadual do Jacuí pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Mangan, Patrícia Kayser Vargas pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Telles, Tamara Cecília Karawejcyk


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