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Docentes no ensino superior: ressignificando as diferenças

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dc.contributor.author Souza, Mariana Pinkoski de
dc.contributor.author Santos, Letícia Laureano dos
dc.contributor.author Fossatti, Paulo
dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.date.accessioned 2022-09-28T15:59:00Z
dc.date.available 2022-09-28T15:59:00Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation SOUZA, M. P. de; SANTOS, L. L. dos; FOSSATTI, P.; JUNG, H. S. Docentes no ensino superior: ressignificando as diferenças. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e34/1–22, 2022. DOI: 10.5902/1984686X67187. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67187. Acesso em: 28 set. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3324
dc.description.abstract A representação de professores no ensino superior brasileiro é desigual de acordo com os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (BRASIL, 2020) quanto ao gênero, à raça, etnias, pessoas com deficiência e identidades de gênero. Isto ocorre por diversos contextos históricos, culturais e no que concerne a padrões e diferenças. Buscamos neste estudo um diálogo com os pensadores Marx, Vygotsky e Deleuze, que destacam conceitos importantes à discussão pertinente para refletirmos a realidade da contemporaneidade educacional. O objetivo deste estudo é analisar os norteadores teóricos que abordam a diferença, educação e o trabalho, dialogando com a presença dos diferentes grupos identitários na docência da educação superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Os resultados provenientes da pesquisa destacam a importância da discussão e exposição das diferenças, que não configuramo cenário da educação superior brasileira, devido à homogeneização, que dificulta o ingresso de professores universitários considerados fora do padrão, bem como a lucratividade e mercantilização existente no âmbito educacional. A sociedade normativa precisa ser transformada para que as diferenças não sejam impeditivasde ingresso laboral e que existam condições equitativas aos cargos na educação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Educação Especial pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Docência no Ensino Superior pt_BR
dc.subject Diferença pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.title Docentes no ensino superior: ressignificando as diferenças pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


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