dc.contributor.author |
Moro, Valderesa |
|
dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Cenci, Márcio Paulo |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-11T16:25:32Z |
|
dc.date.available |
2023-05-11T16:25:32Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
MORO, V.; JUNG, H. S.; CENCI, M. P. Francisco de Assis e Madre Magdalena Daemen como referência de vida e educação. Thaumazein, Ano X, v. 16, n. 31, Santa Maria, p. 55-67, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/4459. Acesso em: 11 maio 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3509 |
|
dc.description.abstract |
O artigo trata sobre o legado de Francisco de Assis e Madre Madalena, referência de vida e educação: formando para a
vida com princípios, valores e atitudes. Objetiva reconhecer os princípios, valores e atitudes franciscanas que referendam
uma educação pautada nos exemplos de São Francisco de Assis e Madre Madalena. O aporte teórico fundamenta-se
em escritos das Fontes Franciscanas e Clarianas (2004), Cools e Winpersee (1996) dentre outros autores que tratam da
temática em estudo. Utilizando uma metodologia qualitativa, caracteriza-se como um estudo bibliográfi co. A análise dos
dados baseia-se em Bardin (2016). Os resultados encontrados apontam para o reconhecimento dos princípios, valores e
atitudes franciscanas que referendam a proposta de educação franciscana. Destacam-se os princípios da construção da
fraternidade, a cultura de paz, uma nova ética, a cultura da solidariedade, a integralidade, a justiça, a confi ança em Deus.
Os valores a serem cultivados na proposta da educação franciscana para o século XXI emergem da vivência da fi losofi a e
da espiritualidade franciscana. |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Franciscana |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Legado Franciscano |
pt_BR |
dc.subject |
Princípios e Valores |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Franciscana |
pt_BR |
dc.title |
Francisco de Assis e Madre Magdalena Daemen como referência de vida e educação |
pt_BR |
dc.type |
pt_BR |
pt_BR |