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Esta dissertação foi desenvolvida no programa de pós-graduação em Memória Social
e Bens Culturais, na linha de pesquisa em Memória e Linguagens Culturais,
inspirando-se em autores da área de memória social, patrimônio, cultura, urbanismo
e tecnologia, dos quais destaco como referencial teórico de base Maurice Halbwachs,
Joël Candau, Françoise Choay, Jan Gehl, Zygmunt Bauman, Pierre Lévy e Vera
Dodebei. Se buscou investigar o processo de urbanização de Canoas e o processo
de construção do plano cicloviário tendo como corpus documental o Plano Diretor
Urbano Ambiental, a partir do ano de 1972 até o Plano Diretor Cicloviário de 2015 no
que se refere à salvaguarda dos seus patrimônios e os espaços de mobilidade urbana.
Também se analisou a importância dos espaços estudados e sua relação com o trajeto
da ciclovia onde possuem edificações tombadas e não tombadas, resquícios de mata
nativa, espaços de lazer como os parques e as praças no Bairro Centro. Nesse
contexto, definiu-se como objetivo geral propor uma rota cultural para o Bairro Centro
do município de Canoas/RS no qual os principais patrimônios culturais e naturais
possam ser visitados a partir do traçado proposto da ciclovia tendo um aplicativo de
celular/ site responsivo como guia. O trabalho possui como primeira etapa
metodológica a pesquisa bibliográfica e documental, amparado em legislações de
esferas federais, estaduais e municipais, assim como na literatura dos autores citados
acima, em dissertações de mestrado, revistas eletrônicas e artigos de áreas
adjacentes ao tema de pesquisa. Também como metodologia, foram realizadas
entrevistas individuais com gestores municipais de Canoas, e no produto técnico foi
utilizada a metodologia ágil através de sprints. Assim, se projetou um aplicativo e um
site responsivo que possibilitou contribuir para o conhecimento e pertencimento aos
espaços de interesse identificados, tendo sido construído o site ao decorrer desta
pesquisa e testado como prova de conceito ao final deste trabalho. O site responsivo
se mostrou útil para a visitação dos patrimônios da cidade pela (futura) ciclovia e da
circulação de várias identidades, se pôde conhecer mais estes espaços, a cidade e a
comunidade. |
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