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Um estudo sobre a mobilidade urbana do bairro Centro de Canoas/RS: explorando o potencial das (futuras) ciclovias para proposição de rotas culturais

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dc.contributor.author Schutz, Luiza Sittoni
dc.date.accessioned 2023-05-19T17:24:57Z
dc.date.available 2023-05-19T17:24:57Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation SCHUTZ, L. S. Um estudo sobre a mobilidade urbana do bairro Centro de Canoas/RS: explorando o potencial das (futuras) ciclovias para proposição de rotas culturais. 2022. 142 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3517. Acesso em: 19 maio 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3517
dc.description.abstract Esta dissertação foi desenvolvida no programa de pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, na linha de pesquisa em Memória e Linguagens Culturais, inspirando-se em autores da área de memória social, patrimônio, cultura, urbanismo e tecnologia, dos quais destaco como referencial teórico de base Maurice Halbwachs, Joël Candau, Françoise Choay, Jan Gehl, Zygmunt Bauman, Pierre Lévy e Vera Dodebei. Se buscou investigar o processo de urbanização de Canoas e o processo de construção do plano cicloviário tendo como corpus documental o Plano Diretor Urbano Ambiental, a partir do ano de 1972 até o Plano Diretor Cicloviário de 2015 no que se refere à salvaguarda dos seus patrimônios e os espaços de mobilidade urbana. Também se analisou a importância dos espaços estudados e sua relação com o trajeto da ciclovia onde possuem edificações tombadas e não tombadas, resquícios de mata nativa, espaços de lazer como os parques e as praças no Bairro Centro. Nesse contexto, definiu-se como objetivo geral propor uma rota cultural para o Bairro Centro do município de Canoas/RS no qual os principais patrimônios culturais e naturais possam ser visitados a partir do traçado proposto da ciclovia tendo um aplicativo de celular/ site responsivo como guia. O trabalho possui como primeira etapa metodológica a pesquisa bibliográfica e documental, amparado em legislações de esferas federais, estaduais e municipais, assim como na literatura dos autores citados acima, em dissertações de mestrado, revistas eletrônicas e artigos de áreas adjacentes ao tema de pesquisa. Também como metodologia, foram realizadas entrevistas individuais com gestores municipais de Canoas, e no produto técnico foi utilizada a metodologia ágil através de sprints. Assim, se projetou um aplicativo e um site responsivo que possibilitou contribuir para o conhecimento e pertencimento aos espaços de interesse identificados, tendo sido construído o site ao decorrer desta pesquisa e testado como prova de conceito ao final deste trabalho. O site responsivo se mostrou útil para a visitação dos patrimônios da cidade pela (futura) ciclovia e da circulação de várias identidades, se pôde conhecer mais estes espaços, a cidade e a comunidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Urbanismo pt_BR
dc.subject Planejamento urbano pt_BR
dc.subject Memória social pt_BR
dc.subject Canoas (RS) pt_BR
dc.subject Patrimônio cultural pt_BR
dc.subject Ciclovias pt_BR
dc.subject Mobilidade urbana pt_BR
dc.title Um estudo sobre a mobilidade urbana do bairro Centro de Canoas/RS: explorando o potencial das (futuras) ciclovias para proposição de rotas culturais pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Mangan, Patrícia Kayser Vargas
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais


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