Abstract:
Esta tese tem como tema “A Práxis do Planejamento da PROPLAN (UFRGS) 2012 a
2020: Entrelaçando Conceitos de Memória Organizacional (MO) e Teoria Institucional
(TI)”. O ambiente a ser explorado é uma área considerada “meio” da Universidade –
a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – responsável pelo Planejamento
Institucional. A pesquisa tem por objetivo geral analisar evidências da Memória
Organizacional e da Teoria Institucional, dos Esquemas Interpretativos e dos Modelos
Mentais, dentro da cultura e do ambiente organizacional, presentes na gestão dessa
Pró-Reitoria, nos processos de elaboração do planejamento e do desenvolvimento
dos Planos de Gestão de dois Reitorados, de 2012-2016 e 2016 a 2020. A metodologia
utilizada é de natureza aplicada, com enfoque qualitativo. Quanto aos objetivos, é uma
pesquisa descritiva, e quanto aos procedimentos técnicos, é uma pesquisa
documental, um estudo de caso e pesquisa com coleta de dados baseada em um
roteiro de entrevistas semiestruturadas. Foram ouvidos oito entrevistados, integrantes
da Alta Administração, composta por servidores docentes e por técnico-
administrativos em cargos de chefia e de assessoramento que responderam a
questões objetivas e subjetivas referentes aos temas abordados nesta pesquisa. À
análise dos dados dos dados utilizou-se de categorias e subcategorias, resultando em
um metatexto, com as compreensões renovadas do todo. De acordo com a pesquisa
realizada, os estudos apontam a presença de evidências da memória organizacional
e da teoria institucional inseridas na cultura e no ambiente da PROPLAN, no que tange
aos processos de gestão, especialmente à elaboração do planejamento e do
desenvolvimento destes dois Planos, ressaltando a importância do histórico do
planejamento, o compartilhamento de dados acessados pelo grupo responsável, bem
como a construção destes planos, baseados em crenças, valores e regras da
Instituição. A pesquisa igualmente denota que houve uma quebra de paradigma no
modus operandi relacionado à gestão dos Planos neste período. Contudo, foi
constatada que a manutenção dessas práticas (de planejamento e de gestão) ainda
está vinculada e subordinada à Alta Administração da Universidade, e que necessita
de amadurecimento, de um período mais longo de observação e análise, para se
afirmar que houve a institucionalização dos métodos utilizados neste espaço de tempo
de oito anos, e que estes métodos servirão de referência a planejamentos futuros.