dc.contributor.author |
Silva, Roger de Abreu |
|
dc.contributor.author |
Felicett, Vera Lucia |
|
dc.contributor.author |
Backes, Luciana |
|
dc.contributor.author |
Breda, Adriana |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-04T16:44:02Z |
|
dc.date.available |
2023-09-04T16:44:02Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, R. A.; FELICETTI, V. L.; BACKES, L.; BREDA, A. Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). PARADIGMA, [S. l.], v. 44, n. 4, p. 269-292, 2023. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1402. Acesso em: 04 set. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3573 |
|
dc.description.abstract |
Objetiva-se, neste artigo, a partir da Teoria da Abordagem Ontossemiótica da Cognição e
Instrução Matemática, compreender os elementos presentes na formação continuada de
professores que ensinam matemática nos anos iniciais, a partir de um estudo das dissertações e
teses brasileiras produzidas entre 2016 e 2020. Justifica-se este estudo, pois a Abordagem
Ontossemiótica trata-se de uma teoria recente no campo da Educação Matemática que tem
mostrado um uso crescente em cursos de formação de professores no Brasil. A perspectiva
metodológica de análise dos dados abordada é a qualitativa, pautada na Análise Textual
Discursiva. Os resultados mostram que a formação continuada de professores de matemática,
em conjunto com as ferramentas da Abordagem Ontossemiótica, desperta reflexões sobre a
prática docente e a mudança da mesma, mobilizando conhecimentos para melhor
desenvolvimento de posturas críticas e reflexivas dos professores nos processos de ensino e
aprendizagem da matemática. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem Ontossemiótica |
pt_BR |
dc.subject |
Competências e conhecimentos didático-matemáticos |
pt_BR |
dc.title |
Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). |
pt_BR |
dc.type |
Artigo publicado em periódico |
pt_BR |