DSpace Repository

Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020).

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Roger de Abreu
dc.contributor.author Felicett, Vera Lucia
dc.contributor.author Backes, Luciana
dc.contributor.author Breda, Adriana
dc.date.accessioned 2023-09-04T16:44:02Z
dc.date.available 2023-09-04T16:44:02Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation SILVA, R. A.; FELICETTI, V. L.; BACKES, L.; BREDA, A. Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). PARADIGMA, [S. l.], v. 44, n. 4, p. 269-292, 2023. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1402. Acesso em: 04 set. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3573
dc.description.abstract Objetiva-se, neste artigo, a partir da Teoria da Abordagem Ontossemiótica da Cognição e Instrução Matemática, compreender os elementos presentes na formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, a partir de um estudo das dissertações e teses brasileiras produzidas entre 2016 e 2020. Justifica-se este estudo, pois a Abordagem Ontossemiótica trata-se de uma teoria recente no campo da Educação Matemática que tem mostrado um uso crescente em cursos de formação de professores no Brasil. A perspectiva metodológica de análise dos dados abordada é a qualitativa, pautada na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que a formação continuada de professores de matemática, em conjunto com as ferramentas da Abordagem Ontossemiótica, desperta reflexões sobre a prática docente e a mudança da mesma, mobilizando conhecimentos para melhor desenvolvimento de posturas críticas e reflexivas dos professores nos processos de ensino e aprendizagem da matemática. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject formação continuada pt_BR
dc.subject ensino de matemática pt_BR
dc.subject Abordagem Ontossemiótica pt_BR
dc.subject Competências e conhecimentos didático-matemáticos pt_BR
dc.title Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). pt_BR
dc.type Artigo publicado em periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account