Abstract:
O presente ensaio colocaum artigo científico em interlocução com um documento legal, sendo ambos os textos do campo da Educação. Oensaio ampara-se em recortesde“Concepções e práticas na formação de professores e professoras para a educação básica”, de Bernadete Gatti,e em excertos da Resolução CNE/CP Nº 2, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (EB) e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores daEB (BNC-Formação).Conforme Gil(2008), ametodologiautilizada tipifica-se como de abordagem qualitativa, realizadapor meio de pesquisa exploratóriae bibliográfica.Acoleta dos dados deu-se por meio de consulta bibliográfica e a endereçoseletrônicos.As interlocuções realizadasentre os aportes teóricosreferidos têmcomo objetivos: a)geral:elucidar algumas visões contemporâneas acerca dotema “formação de professores”; b) específico:buscar encontrar algumas respostas, bem como consensos e dissensos.Como considerações finais, embora não esgotemo assunto, pode-se dizer quealguns excertos da Resolução CNE/CP Nº 2 respondem a algumas questões levantadas por Gatti.Como um exemplo de consenso entre os textos está ouso do portfólio na formação de docentes. Como um exemplo de dissenso, tem-se a permanência da assertiva de Gatti,quanto àfalta de um currículo equilibrado, voltado à formação de professores no contexto das licenciaturas, apesar da recente publicação da Resolução CNE/CP Nº 2, por esta conter um statusaltamente técnico,advindo da vinculação total das DCN à Base Nacional ComumCurricular (BNCC).