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A milonga como rastro da participação do negro na cultura pampiana

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dc.contributor.author Graebin, Cleusa Maria Gomes
dc.contributor.author Viçosa, Jucelino Viçosa de
dc.date.accessioned 2023-11-08T12:26:17Z
dc.date.available 2023-11-08T12:26:17Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation VIÇOSA, J. V. ; GRAEBIN, C. M. G. A milonga como rastro da participação do negro na cultura pampiana. Revista Confluências Culturais, 2023. Disponível em: https://periodicos.univille.br/RCC/issue/view/127. Acesso em: 08 nov. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3630
dc.description.abstract Um trabalho de memória possibilita que se tenha uma compreensão a respeito da trajetória de um grupo social, por meio da noção de que lembrar e esquecer são etapas de um mesmo processo; com isso, busca-se nos vestígios documentais algo capaz de fazer ressurgir algum acontecimento ou fenômeno ocorrido ao longo do tempo no âmbito de uma comunidade, de um lugar, com um determinado povo. Este artigo aborda, com base no gênero musical milonga desenvolvido na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai, a inserção e a presença dos negros no Pampa, no contexto de uma tradição idealizada apenas no ser humano de cor branca, centrada na figura do gaucho/gaúcho ligado ao campo, proprietário rural, de ascendência espanhola ou portuguesa, ideário depois acrescido de alemães, italianos, entre outros, invisibilizando a presença dos povos originários e dos africanos escravizados e seus descendentes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Univille pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Milonga pt_BR
dc.subject Negros pt_BR
dc.subject Paisagem pampiana pt_BR
dc.subject Trabalho de memória pt_BR
dc.title A milonga como rastro da participação do negro na cultura pampiana pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


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