Abstract:
O trabalho apresenta reflexões na defesa de uma escola cada vez mais educadora e conectada com as
urgências dos processos de elaboração do ciberespaço. É nesse sentido que a investigação se apoia em
diligências voltadas a uma escola democratizada em tempos de cibercultura, que atenue os mecanismos da
(info)exclusão. No âmbito das problematizações, justificamos nossas análises hermenêuticas em expoentes
da área, permitindo a análise das percepções vigentes e dos significados dessas tradições, contradições e
influências da educação como um fenômeno social, de bases comunicativas das práticas escolares, que
avançam em processos formativos. Percebemos que uma escola configurada a partir de uma maior
proximidade com as demandas do ciberespaço necessita, também, um entendimento ampliado e
contextualizado da realidade, a fim de projetar uma potencialização ciberespacial num esforço mediatizado
por processos educacionais. A escola pode ampliar seus lugares no mundo, no sentido de compreender-se
como a forma mais plena de relacionamento com o mundo objetivo, subjetivo e social, como um ato
permanente de conhecimento, uma ação política e estético-expressiva com os artefatos tecnológicos, que
ampliam o campo de possibilidades da educação e a dialeticidade do ato criativo.