Abstract:
O artigo discute a questão da atuação pedagógica no cenário complexo do mundo
digital, cuja política nacional de formação de professores tem sido desarticulada da práxis
e desenvolvida negando as condições históricas do trabalho do professor. São tratados aspectos conceituais acerca dos fatores que (des)motivam a escolha pela área da educação e
as diversas possibilidades de atuação do pedagogo no contexto escolar para a construção da
identidade profissional, analisando, inicialmente, os dados coletados em repositórios digitais
de acesso aberto e domínio público. Em seguida, foram mapeadas as pesquisas produzidas
no Brasil de 2010 até a atualidade, com as palavras-chave: atuação pedagogo, contexto
escolar, condições de trabalho, identidade pedagogo, apresentando as principais tendências
e contradições. Dentro dessa perspectiva, o trabalho revisa as principais problemáticas identificadas no campo pedagógico e conclui sinalizando mudanças no processo de formação
para atuação pedagógica e comunicação científica, tendo como principais diferenciais as
condições de trabalho e as práticas contingentes às novas interpretações do mundo.