dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Santos, Fabiane Rodrigues dos |
|
dc.contributor.author |
Silva, Caroline Maciel da |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-16T19:45:41Z |
|
dc.date.available |
2023-11-16T19:45:41Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; SANTOS, F. R.; SILVA, C. M. Aporias do professor reflexivo na cultura digital. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 223–239, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265. Acesso em: 16 nov. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3685 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que
estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um
significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de
atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir,
visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam
simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações
repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre
a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente
operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos
educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos
formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar
a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade
do outro pelo trabalho cooperativo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal doAcre |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Professor reflexivo |
pt_BR |
dc.subject |
Práxis |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.title |
Aporias do professor reflexivo na cultura digital |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |