Abstract:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um fenômeno complexo e
cada vez mais comum no sistema escolar, que envolve diferentes
síndromes e múltiplos diagnósticos, com características
neurológicas distintas e que demandam uma ampla diversidade de
estímulos cognitivos, emocionais e de intencionalidade educativa
para o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos com TEA.
Esses debates, entretanto, podem gerar um excesso de testes, que
retratam as enfermidades de nossa triste época, a ponto de nos
indagarmos sobre as dificuldades de comunicação pelo acento às
deficiências em detrimento das potencialidades das pessoas,
especialmente, para lidar com jogos simbólicos, de acesso à
imaginação, limites de socialização ou padrões de comportamentos
restritivos de fala e adaptativos. Trata-se de uma revisão de literatura
de bases hermenêuticas, interpretativas e compreensivas da
diferença como aspecto constitutivo da diversidade humana, sendo
evidenciada por meio de investigações do autismo em artigos
científicos mapeados na plataforma Scielo, no período de 2010 a
2020, favorecendo as articulações da problemática do campo da
educação com as contextualizações atuais. Teve como universo
empírico a elaboração e a aplicação de um questionário
semiestruturado com cinco perguntas para os familiares de crianças com TEA, visto que estamos distantes de práticas escolares
cooperativas e de diálogo interdisciplinar que respondam,
efetivamente, às diferenças biopsicossociais. Concluímos que
promover a reflexão sobre TEA com experiências inclusivas no
ensino é uma forma de reconciliar os sujeitos com a valorização
humana das diferenças, no sentido de enfrentar os estigmas do
passado ou atos de exclusão no cenário da educação vigente.