dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Trevisan, Amarildo Luiz |
|
dc.contributor.author |
Santos, Fabiane Rodrigues dos |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-16T20:17:19Z |
|
dc.date.available |
2023-11-16T20:17:19Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; TREVISAN, A. L.; SANTOS, F. R. A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano. Revista Teias, [S. l.], v. 24, n. 74, p. 38–54, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/75640. Acesso em: 16 nov. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3689 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo da discussão é realizar um mapeamento e discussão da produção sobre políticas e gestão da
educação no Brasil e suas interfaces no campo da formação política de professores da educação básica. Para
isso, analisamos o sentido das políticas e gestão emergentes na educação e, também, averiguamos as
possíveis propostas contemporâneas para a formação política de educadores, lançando as bases teóricas de
modos (trans)formadores de prática, na contramão do mundo capitalista neoliberal. O trabalho contempla
algumas políticas da educação e os saberes que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando
formas de (re)existência do ser professor. Em tempos de crise, a jornada do professor brasileiro da educação
básica à pós-graduação é exaustiva e desvalorizada, exigindo ações imediatistas, rápidas e desconectadas de
projetos conjuntos. A pesquisa hermenêutica contextualiza a atitude permanente de revisão de estudos,
tendo como horizonte de criação as estratégias formativas conectadas às políticas educacionais. É inspirada
na (re)construção de conhecimentos e referências do campo, buscando entender a experiência da formação
política e cidadã do professor que estamos vivendo, para que seja possível abrigar a pluralidade do humano. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Políticas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
formação política |
pt_BR |
dc.title |
A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |