DSpace Repository

A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.author Santos, Fabiane Rodrigues dos
dc.date.accessioned 2023-11-16T20:17:19Z
dc.date.available 2023-11-16T20:17:19Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation CONTE, E.; TREVISAN, A. L.; SANTOS, F. R. A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano. Revista Teias, [S. l.], v. 24, n. 74, p. 38–54, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/75640. Acesso em: 16 nov. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3689
dc.description.abstract O objetivo da discussão é realizar um mapeamento e discussão da produção sobre políticas e gestão da educação no Brasil e suas interfaces no campo da formação política de professores da educação básica. Para isso, analisamos o sentido das políticas e gestão emergentes na educação e, também, averiguamos as possíveis propostas contemporâneas para a formação política de educadores, lançando as bases teóricas de modos (trans)formadores de prática, na contramão do mundo capitalista neoliberal. O trabalho contempla algumas políticas da educação e os saberes que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando formas de (re)existência do ser professor. Em tempos de crise, a jornada do professor brasileiro da educação básica à pós-graduação é exaustiva e desvalorizada, exigindo ações imediatistas, rápidas e desconectadas de projetos conjuntos. A pesquisa hermenêutica contextualiza a atitude permanente de revisão de estudos, tendo como horizonte de criação as estratégias formativas conectadas às políticas educacionais. É inspirada na (re)construção de conhecimentos e referências do campo, buscando entender a experiência da formação política e cidadã do professor que estamos vivendo, para que seja possível abrigar a pluralidade do humano. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.subject gestão escolar pt_BR
dc.subject formação política pt_BR
dc.title A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account