DSpace Repository

Implicações do método na dinâmica ensino-e-aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor.author Fortuna, Volnei
dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.date.accessioned 2023-11-29T17:04:43Z
dc.date.available 2023-11-29T17:04:43Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation FORTUNA, V.; JUNG, H. S. Implicações do método na dinâmica ensino-e-aprendizagem. Revista Vozes dos Vales, n. 2, ano 11, 2022. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/no-24-ano-xi-102023/. Acesso em: 29 nov. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3756
dc.description.abstract O artigo está voltado à temática da prática docente e suas implicações sobre a aprendizagem. Nesse contexto, tem como objetivo discutir sobre as implicações da escolha do método na dinâmica ensino-e-aprendizagem1 . A partir de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, a discussão gira em torno de estratégias que podem colaborar com a condução de uma educação de excelência, aqui compreendida como aquela que colabora com uma aprendizagem significativa. Os resultados sinalizam que a educação é útil quando prepara os sujeitos para uma vida com sentido. A vida com sentido exige exame, reflexão, argumentação e debate, considerando a importância da diversidade na consolidação de sociedades humanizadoras. Dessa forma, percebe-se a importância de vislumbrar novas formas metodológicas atentas às necessidades hodiernas. A centralidade no professor, na aula expositiva, no conteudismo, na postura passiva do estudante e o verticalismo pedagógico, característicos da educação tradicional não dão mais conta aos desafios da educação contemporânea. O ensino e a aprendizagem inovadora e significativa exigem interação, diálogo humanizador, gestão compartilhada, invenção e resolução de problemas capazes de provocar o estudante a compreender o seu contexto, a sua realidade e através disso, transformá-la. Pode-se concluir que inovar exige tomada de decisão assertiva quanto à melhor escolha metodológica e demanda colocar-se a caminho na superação dos métodos convencionais de educação em vista de metodologias ativas aptas a formar crítica e reflexivamente os sujeitos, atentando-se às nuances das sociedades. A prática pedagógica que utiliza metodologias ativas requer envolvimento, apropriação, conectividade, sociabilidade entre outros elementos que tornam a aprendizagem significativa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Educação inovadora pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.title Implicações do método na dinâmica ensino-e-aprendizagem pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account