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O artigo está voltado à temática da prática docente e suas implicações
sobre a aprendizagem. Nesse contexto, tem como objetivo discutir sobre as
implicações da escolha do método na dinâmica ensino-e-aprendizagem1
. A partir de
pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, a discussão gira em torno de
estratégias que podem colaborar com a condução de uma educação de excelência, aqui compreendida como aquela que colabora com uma aprendizagem significativa.
Os resultados sinalizam que a educação é útil quando prepara os sujeitos para uma
vida com sentido. A vida com sentido exige exame, reflexão, argumentação e
debate, considerando a importância da diversidade na consolidação de sociedades
humanizadoras. Dessa forma, percebe-se a importância de vislumbrar novas formas
metodológicas atentas às necessidades hodiernas. A centralidade no professor, na
aula expositiva, no conteudismo, na postura passiva do estudante e o verticalismo
pedagógico, característicos da educação tradicional não dão mais conta aos
desafios da educação contemporânea. O ensino e a aprendizagem inovadora e
significativa exigem interação, diálogo humanizador, gestão compartilhada, invenção
e resolução de problemas capazes de provocar o estudante a compreender o seu
contexto, a sua realidade e através disso, transformá-la. Pode-se concluir que inovar
exige tomada de decisão assertiva quanto à melhor escolha metodológica e
demanda colocar-se a caminho na superação dos métodos convencionais de
educação em vista de metodologias ativas aptas a formar crítica e reflexivamente os
sujeitos, atentando-se às nuances das sociedades. A prática pedagógica que utiliza
metodologias ativas requer envolvimento, apropriação, conectividade, sociabilidade
entre outros elementos que tornam a aprendizagem significativa. |
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