dc.contributor.author |
Neves, Fabiana Moreno das |
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dc.contributor.author |
Altmann, Idio Fridolino |
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dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
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dc.date.accessioned |
2023-11-29T17:28:49Z |
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dc.date.available |
2023-11-29T17:28:49Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.citation |
NEVES, F. M. das; ALTMANN, I. F.; JUNG, H. S. Práticas pedagógicas para uma aprendizagem significativa: possibilidades a partir das inteligências múltiplas. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022010, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/811. Acesso em: 29 nov. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3759 |
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dc.description.abstract |
O estudo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre práticas pedagógicas que contribuem para uma aprendizagem significativa. A metodologia da pesquisa é a de cunho qualitativo, apoiada em uma revisão bibliográfica. Os principais achados apresentam que a aprendizagem significativa ocorre quando o indivíduo passa pelo processo de ancoragem e consegue dar sentido aos conceitos abordados por meio dos subsunçores já existentes. Como possibilidades, ao levar em conta as inteligências múltiplas e a modelagem na prática pedagógica, pode-se proporcionar o protagonismo do aluno através da mediação do professor, valorizando as vivências do indivíduo. Nesse contexto, o ambiente escolar atua como meio motivador, provendo uma aprendizagem significativa. |
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dc.language.iso |
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dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Aprendizagem significativa |
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dc.subject |
Atuação docente |
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dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem do Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Práticas pedagógicas para uma aprendizagem significativa: possibilidades a partir das inteligências múltiplas |
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dc.type |
Artigo |
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