DSpace Repository

Práticas pedagógicas para uma aprendizagem significativa: possibilidades a partir das inteligências múltiplas

Show simple item record

dc.contributor.author Neves, Fabiana Moreno das
dc.contributor.author Altmann, Idio Fridolino
dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.date.accessioned 2023-11-29T17:28:49Z
dc.date.available 2023-11-29T17:28:49Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation NEVES, F. M. das; ALTMANN, I. F.; JUNG, H. S. Práticas pedagógicas para uma aprendizagem significativa: possibilidades a partir das inteligências múltiplas. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022010, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/811. Acesso em: 29 nov. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3759
dc.description.abstract O estudo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre práticas pedagógicas que contribuem para uma aprendizagem significativa. A metodologia da pesquisa é a de cunho qualitativo, apoiada em uma revisão bibliográfica. Os principais achados apresentam que a aprendizagem significativa ocorre quando o indivíduo passa pelo processo de ancoragem e consegue dar sentido aos conceitos abordados por meio dos subsunçores já existentes. Como possibilidades, ao levar em conta as inteligências múltiplas e a modelagem na prática pedagógica, pode-se proporcionar o protagonismo do aluno através da mediação do professor, valorizando as vivências do indivíduo. Nesse contexto, o ambiente escolar atua como meio motivador, provendo uma aprendizagem significativa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Atuação docente pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Modelagem do Ensino pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas para uma aprendizagem significativa: possibilidades a partir das inteligências múltiplas pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account