Abstract:
O objetivo do presente artigo consiste em apresentar uma
reflexão sobre os paradigmas existentes e emergentes frente a um contexto
teórico-científico bem como a necessidade de mudança devido aos desafios
enfrentados em determinados momentos. Assim, o texto, de abordagem
qualitativa e caracterizado como uma revisão bibliográfica, contextualiza
esse braço da filosofia que trata da natureza da pesquisa científica, do
conhecimento no campo educacional – não somente do âmbito da
epistemologia, mas também no da fundamentação dos paradigmas das
ciências e da educação – e do conhecimento científico. As questões
metodológicas estão diretamente relacionadas com essa reflexão sobre os
resultados significativos e o que precisa ser modificado a partir de uma
análise sobre o contexto social em que se está inserido. Para fundamentar
este artigo, apresentam-se as contextualizações que dialogam em torno de
autores como Alda Judith Alves-Mazzotti, Pierre Bourdieu, Boaventura
de Sousa Santos, Bernard Charlot, Edgar Morin, Thomas Kuhn e Mario
Osório Marques. Portanto, o artigo expõe, no seu panorama científico,
uma resposta às imposições das ciências na contemporaneidade sem o
rompimento com o passado e as suas tradições, mas apresentando um
olhar voltado para o futuro. A partir dessa perspectiva, precisamos ter
clareza do campo científico em que estamos inseridos, conhecendo, de
fato, suas peculiaridades para optarmos por um método que contemple
as necessidades apresentadas e tendo segurança do que estamos fazendo.
Enfim, pode-se concluir que os profissionais da educação precisam de uma base de pesquisa científica sólida para terem subsídios necessários ao
experimentarem novas metodologias em suas práticas pedagógicas, para
que estas sejam significativas para os estudantes.