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Este estudo tem como tema a gastronomia da França abordada através da refeição
gastronômica francesa como integrante da lista do Patrimônio Imaterial da UNESCO. A
motivação se deu através da vivência como professora de Francês, dispondo da gastronomia
francesa como ferramenta no ensino de Língua Francesa nos cursos de idiomas das
Universidades La Salle e Feevale bem como professora assistente no curso de Graduação da
Feevale em uma disciplina intitulada “Francês para a Gastronomia”. O objetivo principal
deste estudo é investigar como a alimentação representativa da França pode contribuir na
(re)construção de identidade e, consequentemente, servir de base para o aprendizado da língua
francesa. Este busca responder ao problema desta pesquisa: de que maneira a refeição
gastronômica francesa se tornou um patrimônio podendo servir de base para o aprendizado da
língua francesa? Para tanto, aplica-se a metodologia qualitativa, bibliográfica e documental
cujo corpus é composto de documentos da candidatura francesa disponíveis no site da
UNESCO e levantamento bibliográfico de teóricos que exploraram conceitos de: transmissão,
memória coletiva/social, construção de identidade coletiva. A abordagem é crítico-dialética,
compreendendo os fatos sociais admitindo as influências políticas, econômicas e culturais,
contextualizando o objeto de estudo (no caso, a patrimonialização da refeição francesa).
Ademais, integrando um Mestrado Profissional cuja aplicação do estudo se estende,
obrigatoriamente, a um produto final, mostra-se a elaboração de um minicurso de língua
francesa cujos objetivos são: instrumentalizar os estudantes do Curso de Gastronomia
articulando o vocabulário básico da refeição francesa com o léxico em francês útil ao
cotidiano da cozinha; promover um espaço de reflexão e discussão acerca do papel e da
importância da valorização dos saberes e rituais das refeições para construção identitária e
memória coletiva |
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