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Narrativas, experiências e identidade docente: a memória enquanto elemento de autoconhecimento e autoformação

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dc.contributor.author Zawaski, Tatiane Peres
dc.date.accessioned 2023-12-22T14:01:56Z
dc.date.available 2023-12-22T14:01:56Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation ZAWASKI, T. P. Narrativas, experiências e identidade docente: a memória enquanto elemento de autoconhecimento e autoformação. 2023. 140 f. Tese (doutorado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3792. Acesso em: 13 dez. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3792
dc.description.abstract Esta tese tem como objetivo geral compreender o processo de constituição do professor de ensino médio, na contemporaneidade, problematizando a memória enquanto elemento identitário de autoconhecimento e autoformação. A investigação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais, da Universidade La Salle, na Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais. A metodologia abrange um estudo qualitativo, a partir de uma pesquisa narrativa, em uma perspectiva que visa o entendimento da experiência em um processo de rememoração da memória, concebendo-a como um elemento de autoconhecimento e de autoformação. Elege-se como instrumento de recolha e produção de dados as autobiografias (NÓVOA, 2000; JOSSO, 2010) e as entrevistas narrativas (FLICK, 2013), ambos os instrumentos propícios a investigação do percurso formativo de quatro educadores do ensino médio, do Colégio Marista Pio XII, instituição de ensino, da rede privada, localizada na região do Vale do Rio dos Sinos, RS. O procedimento de análise e interpretação dos resultados adotado neste estudo foi a Análise textual discursiva - ATD (MORAES E GALIAZZI, 2016). Como ancoragem teórica utilizou-se os conceitos de memória à luz das teorias de Halbwachs (2006), Candau (2016) e Assmann (2011). Os conceitos de experiência formadora, inspiram-se nas pesquisas de Josso (2004), Macedo (2015), Larrosa (2018), Nóvoa (2000) e Warschauer (2017). Por fim, a identidade foi conceituada em um enfoque sociológico, a partir das caracterizações advindas de Hall (2015) e Dubar (2005, 2012). Dentre os principais achados da pesquisa destacaram-se: a necessidade de olhar para a formação docente, explorando as histórias de vida; a valoração da memória enquanto elemento de autoconhecimento e autorreflexão; a experiência formadora sendo base formativa; os desafios da docência no ensino médio, em virtude de mudanças decorrentes da legislação; a necessidade da adoção de formações comprometidas com o fazer docente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Memória social pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Trajetórias profissionais pt_BR
dc.subject Autoformação pt_BR
dc.subject Autobiografia pt_BR
dc.title Narrativas, experiências e identidade docente: a memória enquanto elemento de autoconhecimento e autoformação pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Mangan, Patrícia Kayser Vargas
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais


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