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A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais e faz
parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), sendo de
natureza qualitativa e exploratória, partindo de bases hermenêuticas. Este estudo teve
como temática central o potencial dos jogos para a formação humana, perpassando
pelas memórias formativas dos tabuleiros à gamificação. A pergunta norteadora da
investigação é: Quais são os desafios atuais às práticas com jogos no ensino de língua
inglesa? O objetivo do estudo foi (re)conhecer os estudos no campo dos jogos e
educação, para compreender os elementos e estratégias dos jogos como motivadores
de relações pedagógicas e inspiradores para os processos de educar. Ao
compreender as concepções de jogos presentes em produções científicas e
manifestações culturais recentes, examinamos a sua conexão com a formação
humana, no sentido de contribuir para a criação da memória cultural e educacional
entre os participantes. Para atingir os objetivos propostos, abordamos questões
fundamentais relativas aos saberes gerados através dos jogos, sua relação com as
linguagens culturais e seu papel na construção coletiva do conhecimento na
educação. Os dados coletados no ensino da língua inglesa, entre estudantes do 8o e
9o ano do ensino fundamental, evidenciaram que os jogos possibilitam uma
construção ativa e colaborativa do conhecimento na língua inglesa, trazendo novos
potenciais para a construção do conhecimento humano, às estratégias e métodos
pedagógicos sintonizados com a atualidade, valorizando as aprendizagens sociais em
diferentes idades e transformando as memórias educacionais em novas linguagens
culturais. Os estudantes se engajam nas atividades e conseguem aprender
ativamente no sentido de validar a gamificação no contexto educacional. Essa
constatação sugere que a introdução de elementos lúdicos em ambientes
educacionais pode potencializar o envolvimento e a motivação dos estudantes,
alinhando-se às correntes contemporâneas da pedagogia ativa. Este estudo amplia a
compreensão da interseção entre jogos e educação intercultural, indicando que os
jogos constituem um meio eficaz para a construção e transmissão de memória cultural.
Essa perspectiva respalda teorias de aprendizagem intercultural e memória coletiva.
Os resultados desta pesquisa contribuem para as teorias de linguagens culturais ao
destacar que os jogos não apenas facilitam a aprendizagem de idiomas, mas também
funcionam como plataformas para fomentar a compreensão e o respeito intercultural. |
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