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Jogos em questão: memórias formativas dos tabuleiros à gamificação no ensino de língua inglesa

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dc.contributor.author Bento, Cassiana dos Santos
dc.date.accessioned 2024-02-15T11:55:18Z
dc.date.available 2024-02-15T11:55:18Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation BENTO, C. S. Jogos em questão: memórias formativas dos tabuleiros à gamificação no ensino de língua inglesa. 2023. 139 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3808. Acesso em: 15 fev. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3808
dc.description.abstract A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), sendo de natureza qualitativa e exploratória, partindo de bases hermenêuticas. Este estudo teve como temática central o potencial dos jogos para a formação humana, perpassando pelas memórias formativas dos tabuleiros à gamificação. A pergunta norteadora da investigação é: Quais são os desafios atuais às práticas com jogos no ensino de língua inglesa? O objetivo do estudo foi (re)conhecer os estudos no campo dos jogos e educação, para compreender os elementos e estratégias dos jogos como motivadores de relações pedagógicas e inspiradores para os processos de educar. Ao compreender as concepções de jogos presentes em produções científicas e manifestações culturais recentes, examinamos a sua conexão com a formação humana, no sentido de contribuir para a criação da memória cultural e educacional entre os participantes. Para atingir os objetivos propostos, abordamos questões fundamentais relativas aos saberes gerados através dos jogos, sua relação com as linguagens culturais e seu papel na construção coletiva do conhecimento na educação. Os dados coletados no ensino da língua inglesa, entre estudantes do 8o e 9o ano do ensino fundamental, evidenciaram que os jogos possibilitam uma construção ativa e colaborativa do conhecimento na língua inglesa, trazendo novos potenciais para a construção do conhecimento humano, às estratégias e métodos pedagógicos sintonizados com a atualidade, valorizando as aprendizagens sociais em diferentes idades e transformando as memórias educacionais em novas linguagens culturais. Os estudantes se engajam nas atividades e conseguem aprender ativamente no sentido de validar a gamificação no contexto educacional. Essa constatação sugere que a introdução de elementos lúdicos em ambientes educacionais pode potencializar o envolvimento e a motivação dos estudantes, alinhando-se às correntes contemporâneas da pedagogia ativa. Este estudo amplia a compreensão da interseção entre jogos e educação intercultural, indicando que os jogos constituem um meio eficaz para a construção e transmissão de memória cultural. Essa perspectiva respalda teorias de aprendizagem intercultural e memória coletiva. Os resultados desta pesquisa contribuem para as teorias de linguagens culturais ao destacar que os jogos não apenas facilitam a aprendizagem de idiomas, mas também funcionam como plataformas para fomentar a compreensão e o respeito intercultural. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Memória Cultural pt_BR
dc.title Jogos em questão: memórias formativas dos tabuleiros à gamificação no ensino de língua inglesa pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Conte, Elaine
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais
dc.publisher.country BR


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