Abstract:
Este estudo versa a respeito da memória social como uma importante medida para a
valorização de espaços institucionais como a escola, permitindo que sejam
compartilhadas de forma lúdica e de fácil compreensão, tendo por foco a Escola
Estadual de Educação Básica Maria Garcia Pessi. A professora Maria Garcia Pessi
(1913 - 1951) teve um papel essencial na cidade de Araranguá e região. Seu
trabalho na área de educação foi relevante para a garantia de melhores condições
de organização e aprendizado, com foco na garantia de que os alunos teriam acesso
a livros organizados, possibilidade de leitura e desenvolvimento. O objetivo geral foi
destacar a relevância da poesia como forma de construção de um dispositivo
memorial e de valorização sobre as ações da Professora Maria Garcia Pessi na
cidade de Araranguá e região. A metodologia qualitativa embasou a coleta e análise
dos dados, constituídos de seis entrevistas semi-estruturadas, documentos e
artefatos, os quais foram sistematizados e analisados segundo a análise temática.
Os resultados das análises indicaram que a poesia serviu como dispositivo memorial
tanto para os alunos participantes do Sarau de Poesia Virtual MGP (Produto Final do
Mestrado em Memória Social e Bens Culturais), como para a comunidade escolar,
evidenciando que a linguagem poética pode ser constitutiva de uma nova faceta
político-pedagógica nas instituições, inaugurando uma inovação metodológica, junto
às organizações escolares.