dc.contributor.author |
Neves Neto, Raul Maia de Andrade |
|
dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-29T12:06:23Z |
|
dc.date.available |
2024-02-29T12:06:23Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
NEVES NETO, R. M. A.; CONTE, E. Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro: Psicogénesis de la empatía y (re) conocimiento del otro . Revista Cocar, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4647. Acesso em: 22 fev. 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3827 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo explora as implicações educativas da psicogênese da empatia relacionada à importância da experiência que o sujeito adquire na socialização, projetando a construção de um tipo particular de tomada de consciência de si e do mundo, que atribui sentido ao processo de narrar a si mesmo e escutar o outro como condição para a criação de um campo de luta por reconhecimento (HONNETH, 2011). De modo específico, abordamos o potencial educativo decorrente de narrativas de si e do outro para lançarmos a possibilidade de uma psicogênese da empatia, a partir da pesquisa-formação problematizada na prática docente. Concluímos que o processo educativo em seu devir histórico com a psicogênese da empatia na práxis dá primazia ao reconhecimento de elementos expressivos, existenciais e do imaginário social, que consolidam as relações interpessoais, de visibilidade das ações e sentimentos, sobretudo, na perspectiva de um nós competente e autorreflexivo. |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Cocar |
pt_BR |
dc.subject |
Psicogênese da Empatia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Reconhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |