DSpace Repository

Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro

Show simple item record

dc.contributor.author Neves Neto, Raul Maia de Andrade
dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.date.accessioned 2024-02-29T12:06:23Z
dc.date.available 2024-02-29T12:06:23Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation NEVES NETO, R. M. A.; CONTE, E. Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro: Psicogénesis de la empatía y (re) conocimiento del otro . Revista Cocar, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4647. Acesso em: 22 fev. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3827
dc.description.abstract O presente artigo explora as implicações educativas da psicogênese da empatia relacionada à importância da experiência que o sujeito adquire na socialização, projetando a construção de um tipo particular de tomada de consciência de si e do mundo, que atribui sentido ao processo de narrar a si mesmo e escutar o outro como condição para a criação de um campo de luta por reconhecimento (HONNETH, 2011). De modo específico, abordamos o potencial educativo decorrente de narrativas de si e do outro para lançarmos a possibilidade de uma psicogênese da empatia, a partir da pesquisa-formação problematizada na prática docente. Concluímos que o processo educativo em seu devir histórico com a psicogênese da empatia na práxis dá primazia ao reconhecimento de elementos expressivos, existenciais e do imaginário social, que consolidam as relações interpessoais, de visibilidade das ações e sentimentos, sobretudo, na perspectiva de um nós competente e autorreflexivo. pt_BR
dc.publisher Revista Cocar pt_BR
dc.subject Psicogênese da Empatia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Reconhecimento pt_BR
dc.title Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account