DSpace Repository

O Facebook e a educação infantil: aproximações entre escolas e famílias

Show simple item record

dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.date.accessioned 2024-02-29T12:19:01Z
dc.date.available 2024-02-29T12:19:01Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. O Facebook e a educação infantil: aproximações entre escolas e famílias. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17428.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17428. Acesso em: 29 fev. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3831
dc.description.abstract O estudo tem por objetivo discutir acerca do potencial da mídia social Facebook como canal de aproximação sensível para gerar redes de interação na Educação Infantil e processos de interlocução em rede entre a escola e a família. Parte-se de uma perspectiva inclusiva das tecnologias digitais, que favorecem a participação ativa e aproximações socioeducacionais nos processos e práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem hermenêutica, voltada para a compreensão e a interpretação de textos e discursos vigentes sobre ressonâncias da cultura digital no universo da comunicabilidade escolar. Concluímos que o reconhecimento da pluralidade pedagógica em ambiências do Facebook pode promover aproximações estético-expressivas e diálogos de reconhecimento de projetos criativos à valorização das ações pedagógicas desenvolvidas. Na verdade, precisamos ir além de uma educação controladora de aprendizagens, assistencialista ou capacitista em relação ao contato tecnológico com o mundo, trazendo implicações na educação, em termos de desigualdades e falsos empoderamentos tecnológicos das crianças, para despertar um olhar formador às novas leituras de mundos digitais e de experiências investigativas desde a Educação Infantil. pt_BR
dc.publisher Olhar de professor, pt_BR
dc.subject Facebook pt_BR
dc.subject Diálogos pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.title O Facebook e a educação infantil: aproximações entre escolas e famílias pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account