DSpace Repository

Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020)

Show simple item record

dc.contributor.author Roger de Abreu Silva
dc.contributor.author Vera Lucia Felicetti
dc.contributor.author Luciana Backes
dc.contributor.author Adriana Breda
dc.date.accessioned 2024-02-29T13:05:03Z
dc.date.available 2024-02-29T13:05:03Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation SILVA, R. de A. et al. Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). PARADIGMA, [S. l.], v. 44, n. 4, p. 269-292, 2023. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p269-292.id1402. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1402. Acesso em: 29 feb. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3838
dc.description.abstract Objetiva-se,neste artigo, a partir da Teoria da Abordagem Ontossemiótica da Cognição e Instrução Matemática,compreender os elementos presentes na formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais,a partir de um estudo das dissertações e teses brasileiras produzidas entre 2016 e 2020.Justifica-se este estudo,pois a Abordagem Ontossemiótica trata-sede uma teoria recente no campo da Educação Matemáticaque tem mostrado um uso crescente em cursos de formação de professoresno Brasil. A perspectiva metodológica de análise dos dados abordada é a qualitativa,pautada na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que a formação continuada de professores de matemática, em conjunto com as ferramentas da Abordagem Ontossemiótica, desperta reflexões sobre a prática docentee a mudança da mesma, mobilizando conhecimentos para melhor desenvolvimento de posturas críticas e reflexivasdos professoresnos processos deensinoe aprendizagemdamatemática. pt_BR
dc.publisher PARADIGMA pt_BR
dc.subject formação continuada pt_BR
dc.subject ensino de matemática pt_BR
dc.subject Abordagem Ontossemiótica pt_BR
dc.subject ompetências e conhecimentos didático-matemáticos pt_BR
dc.title Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account