dc.contributor.author |
Roger de Abreu Silva |
|
dc.contributor.author |
Vera Lucia Felicetti |
|
dc.contributor.author |
Luciana Backes |
|
dc.contributor.author |
Adriana Breda |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-29T13:05:03Z |
|
dc.date.available |
2024-02-29T13:05:03Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, R. de A. et al. Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). PARADIGMA, [S. l.], v. 44, n. 4, p. 269-292, 2023. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p269-292.id1402. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1402. Acesso em: 29 feb. 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3838 |
|
dc.description.abstract |
Objetiva-se,neste artigo, a partir da Teoria da Abordagem Ontossemiótica da Cognição e Instrução Matemática,compreender os elementos presentes na formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais,a partir de um estudo das dissertações e teses brasileiras produzidas entre 2016 e 2020.Justifica-se este estudo,pois a Abordagem Ontossemiótica trata-sede uma teoria recente no campo da Educação Matemáticaque tem mostrado um uso crescente em cursos de formação de professoresno Brasil. A perspectiva metodológica de análise dos dados abordada é a qualitativa,pautada na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que a formação continuada de professores de matemática, em conjunto com as ferramentas da Abordagem Ontossemiótica, desperta reflexões sobre a prática docentee a mudança da mesma, mobilizando conhecimentos para melhor desenvolvimento de posturas críticas e reflexivasdos professoresnos processos deensinoe aprendizagemdamatemática. |
pt_BR |
dc.publisher |
PARADIGMA |
pt_BR |
dc.subject |
formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem Ontossemiótica |
pt_BR |
dc.subject |
ompetências e conhecimentos didático-matemáticos |
pt_BR |
dc.title |
Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |