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Game studies e as abordagens baseadas em jogos no contexto educacional

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dc.contributor.author Carneiro, Eduardo Lorini
dc.contributor.author Backes, Luciana
dc.date.accessioned 2024-02-29T13:07:43Z
dc.date.available 2024-02-29T13:07:43Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation CARNEIRO, E. L.; BACKES, L. Game studies e as abordagens baseadas em jogos no contexto educacional. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11773, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11773. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11773. Acesso em: 29 fev. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3839
dc.description.abstract No presente artigo, partimos de uma perturbação que emerge no contexto da pesquisa dos autores ao desenvolver diferentes práticas pedagógicas pautadas no pensamento de jogos que, por muitas vezes, causam polifonia de significados. Assim, buscamos identificar os aspectos que diferenciam as abordagens baseadas em game studies, aqui caracterizados como a apropriação dos jogos enquanto artefatos presentes no cotidiano dos seres humanos, por meio da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos. Tratam-se de práticas que se originam a partir das características dos jogos, apontadas por Huizinga (2019), e que se configuram atualmente em diversos contextos, envolvendo tanto os jogos como produto final, como os seus elementos e mecânicas. Na área da educação, evidenciamos que ambas se encontram presentes, se popularizando nos últimos anos como forma de engajamento dos estudantes. Acreditamos, contudo, que a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos potencializam a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades na medida em que promovem a interação, imersão e representação. Por meio de uma revisão bibliográfica, configuramos um inventário de autores que tratam dos jogos e problematizam estas abordagens a partir de uma visão sistêmica, em contextos educacionais. Como resultado de nossas análises, identificamos que suas potencialidades não se resumem apenas ao engajamento, pois geram novas configurações de espaço e ampliam as formas de interação, participação e expressão de estudantes e professores na construção do conhecimento. pt_BR
dc.publisher Práxis Educacional pt_BR
dc.subject Aprendizagem baseada em jogos pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Game studies pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.title Game studies e as abordagens baseadas em jogos no contexto educacional pt_BR
dc.type Other pt_BR


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