DSpace Repository

Fracasso ou injustiça escolar? das impossibilidades do aluno à compreensão do fenômeno

Show simple item record

dc.contributor.author Trezzi, Clovis
dc.date.accessioned 2024-02-29T13:51:52Z
dc.date.available 2024-02-29T13:51:52Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation TREZZI, C.; MENDES, T. C. B. Fracasso ou injustiça escolar? das impossibilidades do aluno à compreensão do fenômeno. Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades, [S. l.], v. 48, n. 258, p. 70–85, 2023. DOI: 10.25247/2447-861X.2023.n258.p70-85. Disponível em: https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/cadernosdoceas/article/view/1149. Acesso em: 29 fev. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3843
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo analisar o chamado fracasso escolar. Questiona a ideia de fracasso, argumentando que é preciso pensar na responsabilidade pelo mesmo. Partindo de estudos que apontam a desigualdade educacional como um dos fatores que conduz aoque se convencionou chamar de fracasso, aponta alguns fatores que podem ser responsáveis pelos baixos índices de aprendizagem na escola brasileira, tanto de alunos mais pobres quanto de mais ricos. O artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, assumindo o estilo de um ensaio. Dialogando com autores contemporâneos, brasileiros ou não, fala sobre a questão da justiça escolar, que está na base da ideia do fracasso. Critica o Estado pelo discurso que normaliza a desigualdade social e educacional. Aponta a formação de professores como um ponto de partida para a superação das distorções que levam a aceitar o discurso de senso comum que coloca no estudante a culpa pelo próprio fracasso. Por fim, conclui que, mais do que rotular os estudantes com palavras como sucesso ou fracasso, é preciso compreender as causas que conduzem à não aprendizagem para começar a superar as dificuldades. pt_BR
dc.publisher Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades pt_BR
dc.subject Desigualdades pt_BR
dc.subject Fracasso escolar pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Fracasso ou injustiça escolar? das impossibilidades do aluno à compreensão do fenômeno pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account