DSpace Repository

Da libertação: educação e ideologia no pensamento de Paulo Freire

Show simple item record

dc.contributor.author Trezzi, Clovis
dc.contributor.author Rech, Rogério
dc.date.accessioned 2024-02-29T13:57:42Z
dc.date.available 2024-02-29T13:57:42Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation TREZZI, C.; RECH, R. Da libertação: Educação e ideologia no pensamento de Paulo Freire. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 15, n. 00, p. e022027, 2022. DOI: 10.26843/ae.v15i00.1170. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1170. Acesso em: 29 fev. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3845
dc.description.abstract A Educação Libertadora é o ponto de partida para a superação do sectarismo, que surge de uma leitura acrítica do mundo baseada em ideologias extremistas. O artigo discute a relação entre Educação Libertadora e ideologias, perguntando qual o papel da educação nesse processo de humanização do ser humano. O objetivo é estabelecer uma relação entre Educação Libertadora e superação do sectarismo ideológico, destacando que essa superação só se dá através do diálogo. O caminho percorrido é uma leitura hermenêutica de alguns livros de Paulo Freire que discutem a Pedagogia do Oprimido. Na conceituação de ideologia, Freire é colocado em contato com o pensamento de Paul Ricoeur. O artigo conclui que o papel da escola não é romper com o sectarismo, mas ajudar o ser humano a fazê-lo. pt_BR
dc.publisher Revista @mbienteeducação pt_BR
dc.subject Ideologias pt_BR
dc.subject Educação libertadora pt_BR
dc.subject Paulo Freire pt_BR
dc.title Da libertação: educação e ideologia no pensamento de Paulo Freire pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account