dc.contributor.author |
Trezzi, Clovis |
|
dc.contributor.author |
Rech, Rogério |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-29T13:57:42Z |
|
dc.date.available |
2024-02-29T13:57:42Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
TREZZI, C.; RECH, R. Da libertação: Educação e ideologia no pensamento de Paulo Freire. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 15, n. 00, p. e022027, 2022. DOI: 10.26843/ae.v15i00.1170. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1170. Acesso em: 29 fev. 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3845 |
|
dc.description.abstract |
A Educação Libertadora é o ponto de partida para a superação do sectarismo, que surge de uma leitura acrítica do mundo baseada em ideologias extremistas. O artigo discute a relação entre Educação Libertadora e ideologias, perguntando qual o papel da educação nesse processo de humanização do ser humano. O objetivo é estabelecer uma relação entre Educação Libertadora e superação do sectarismo ideológico, destacando que essa superação só se dá através do diálogo. O caminho percorrido é uma leitura hermenêutica de alguns livros de Paulo Freire que discutem a Pedagogia do Oprimido. Na conceituação de ideologia, Freire é colocado em contato com o pensamento de Paul Ricoeur. O artigo conclui que o papel da escola não é romper com o sectarismo, mas ajudar o ser humano a fazê-lo. |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista @mbienteeducação |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologias |
pt_BR |
dc.subject |
Educação libertadora |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire |
pt_BR |
dc.title |
Da libertação: educação e ideologia no pensamento de Paulo Freire |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |