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TREZZI, C.; PEREIRA, L. D. A educação dos antigos escravizados: uma chave de leitura para a realidade atual. Identidade!, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 339–355, 2023. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/2266. Acesso em: 29 fev. 2024. |
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Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem por objetivo analisar a atenção dada à população negra, no sentido de educação e inclusão nas escolas, após a abolição. Além disso, será analisado o silêncio por parte das autoridades públicas e também o envolvimento de instituições privadas. Para desenvolver esta pesquisa qualitativa foram analisados diversos documentos, principalmente do século XIX, como a Constituição Federal de 1891 e o Decreto nº 001, o primeiro da República, assim como as resoluções de algunsestados brasileiros. Em contrapartida,a visão de alguns historiadores como Barroso, Maringoni e Menezes. Através desta pesquisa conclui-se que os negros foram negligenciados mesmo após a abolição, pois não tiveram acesso aos mesmos direitos dos demais cidadãos, sendo silenciados perante as leis da época, tendo de estudar em turmas não regulares para ter acesso àeducação e buscar um futuro melhor, dando seguimento ao preconceito e discriminação racial que se perpetua até os dias de hoje. |
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