DSpace Repository

Laboratório de aprendizagem no ensino fundamental: contribuições da pedagogia descolonial

Show simple item record

dc.contributor.author Schmidt, Márcia Helena Dutra
dc.contributor.author Silva, Gilberto Ferreira da
dc.date.accessioned 2024-03-01T14:11:54Z
dc.date.available 2024-03-01T14:11:54Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation SCHMIDT, Márcia Helena Dutra; SILVA, Gilberto Ferreira da. Laboratório de aprendizagem no ensino fundamental: contribuições da pedagogia descolonial. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 16, n. 35, p. e17936, 2023. DOI: 10.20952/revtee.v16i35.17936. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17936. Acesso em: 1 mar. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3855
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é refletir sobre o lugar ocupado pelas práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente do Laboratório de Aprendizagem, pelo professor responsável de uma escola pública, em uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre. O estudo toma como apoio os pressupostos da pedagogia descolonial e as contribuições advindas das chamadas metodologias horizontais, situando-se na perspectiva dos estudos que valorizam a narrativa reflexiva como processo formativo e auto formativo para se pensar o que se faz, o que se vive e o que se projeta em educação básica. As reflexões realizadas revelam que a busca por uma pedagogia descolonial, requer flexibilidade para aprender, desaprender e reaprender para então gerar as mudanças desejadas. pt_BR
dc.subject Laboratório de Aprendizagem pt_BR
dc.subject edagogia Descolonia pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title Laboratório de aprendizagem no ensino fundamental: contribuições da pedagogia descolonial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account