Abstract:
O futebol constitui-se veículo para uma série de representações da sociedade
brasileira, transcende sua qualidade esportiva, criando relações sociais e identidades.
O objetivo desta dissertação é estudar aspectos da memória coletiva da Escolinha de
Futebol de Maracajá/SC associados às suas contribuições sociais por meio de uma
exposição. Trata-se de um estudo qualitativo de caso, por meio do qual foram
realizadas 8 entrevistas semiestruturadas, as quais foram transcritas e analisadas por
meio de análise temática. Foi possível evidenciar as contribuições que a Escolinha de
Futebol de Maracajá/SC gerou, dentro do desenvolvimento social, como: lazer,
recreação, educação, civismo, inclusão, bem como a construção da memória coletiva.
Por meio dos resultados das análises foi possível verificar que embora o esporte tenha
o objetivo competitivo, as principais contribuições estão entre as relações
interpessoais desenvolvidas que geraram efeitos benéficos em longo prazo para os
participantes, evidenciando elementos da memória social da comunidade
maracajense. Como produto final do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens
Culturais da Universidade La Salle, a realização de uma exposição foi capaz de
promover a divulgação da escolinha, tornando-a mais conhecida e fidelizando seus
usuários através das lembranças evocadas, indispensáveis para a memória coletiva.
Além disso, as análises indicaram que a escolinha transcendeu a função educativa e
de saúde para a comunidade, pois evidenciou-se como importante suporte para a
memória coletiva da sociedade maracajense.