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Esta pesquisa de mestrado faz parte do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens
Culturais da Universidade La Salle/RS. A consciência fonológica é importante para o processo
de alfabetização. A presente pesquisa tem como questão problema: como as memórias dos
docentes sobre alfabetização podem auxiliar na construção de uma estratégia a partir da
consciência fonológica que contribua para as atividades de reforço escolar? O objetivo geral foi
definido como: Analisar as contribuições da Consciência Fonológica nas aulas de reforço do
Ensino Fundamental I da Escola Educação Básica Municipal 12 de Maio em consonância com
memórias do trajeto e aprendizagem escolar dos docentes. Trata-se de um estudo qualitativo
por meio do qual se pretendeu descrever a percepção e o significado dos pesquisados, segundo
um fenômeno, que, para esta pesquisa, refere-se à consciência fonológica. Neste estudo ficou
evidente que as memórias dos professores são essenciais para demonstrar a eles em que ponto
seus processos de alfabetização foram difíceis, insuficientes ou inadequados e, assim, permitem
que construam em sua prática pedagógica uma mudança efetiva, sempre priorizando as
especificidades e as necessidades de seus alunos. Além disso, verificou-se que os professores
compreendem que seu modo de ensinar atuará sobre a formação de memórias de seus alunos,
transformando o presente em um impacto positivo ou negativo para os alunos. O processo de
capacitação desenvolvido demonstrou que os professores poderiam até conhecer a abordagem
da consciência fonológica, porém, sua aplicação ainda não corria de forma ampla, porém, após
todas as atividades práticas e a troca de saberes, estão preparados para levar essa ferramenta
para suas atividades do cotidiano, contribuindo diretamente para a aprendizagem dos alunos na
sala de aula tradicional ou nas atividades de reforço escolar. |
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