dc.contributor.author |
Zawaski, Tatiane Peres |
|
dc.contributor.author |
Mangan, Patrícia Kayser Vargas |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-21T21:39:41Z |
|
dc.date.available |
2024-03-21T21:39:41Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
ZAWASKI, Tatiane Peres; MANGAN, Patrícia Kayser Vargas. Docência da educação básica: reflexões sobre a feminização presente na profissão. Web Revista Linguagem, Educação e Memória, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 145–159, 2022. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/5884. Acesso em: 21 mar. 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3881 |
|
dc.description.abstract |
Reflexões sobre a baixa presença masculina nas instituições de educação básica se fazem necessárias na atualidade. A partir de inquietações presentes desde a seleção do Doutorado, assim como de análises dos ambientes escolares que passei nessa caminhada de dez anos na educação, constituíram uma trajetória de questionamentos em busca dos “porquês” a presença masculina é, em sua totalidade, uma parcela muito pequena quanto atuantes na docência. Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar o número de educadores do sexo masculino que atuam na rede municipal de ensino, de uma cidade da região metropolitana, refletindo sobre a construção da identidade de gênero desta profissão no município. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, analisando o número de educadores que atuam na educação básica são tecidas reflexões, a partir do percurso histórico da profissão professor, assim como a construção identitária da docência e as relações de gênero. Os dados analisados demonstram a feminização do magistério, cunhada, muitas vezes, em estereótipos e relações de preconceitos das quais são necessárias o rompimento de estigmas e da imagem de gênero presentes em quaisquer profissões. |
pt_BR |
dc.publisher |
Web Revista Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Feminização |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Docência da educação básica: reflexões sobre a feminização presente na profissão |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |