Abstract:
Este trabalho constitui-se de uma dissertação de mestrado profissional do PPG em
Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle – Unilasalle e se insere na
linha de pesquisa: Memória e Linguagens Culturais. Trata-se de um estudo de
memória social sobre o carnaval, a educação e a relação com a Sociedade Cultural
Beneficente – S.C.B. Acadêmicos de Gravataí, através da intervenção escolar com
oficinas de arte e cultura carnavalesca para alunos do 9° ano do ensino fundamental
em escolas públicas no entorno do local de ensaio da Escola de Samba. Este estudo
vem da vivência desta pesquisadora com o carnaval e com a educação em escola
pública. Trata-se de uma proposta de oficinas com atividade artística para a sala de
aula, integrando teoria e prática sobre a cultura carnavalesca, na qual o aluno pode
escolher a área de atuação que deseja aprender, entre música, dança, criação
artística e gestão. Assim, temos o seguinte problema de pesquisa: estariam as novas
gerações que frequentam as escolas municipais da rede pública de Gravataí
sensibilizadas para o Carnaval e a sua cultura? Para responder a este problema,
temos o seguinte objetivo geral: tornar o carnaval um objeto de estudo de memórias
da comunidade nas escolas municipais de Gravataí-RS. Para isso foi realizado um
estudo de caso que mostrou o quanto as oficinas realizadas em uma escola pública
de Gravataí-RS propiciaram criação de memórias afetivas integrando a Escola de
Samba à comunidade estudantil.