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Esta dissertação apresenta um estudo sobre o desenvolvimento das habilidades
socioemocionais em estudantes do ensino fundamental I no campo da memória social
em uma escola no município de Balneário Gaivota no âmbito da Linha de Pesquisa
Memória, Cultura e Gestão do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens
Culturais da Universidade La Salle. Seu objetivo geral foi compreender como o
desenvolvimento das habilidades socioemocionais de estudantes do Ensino
Fundamental I da escola X podem ser potencializadas a partir da memória social,
colaborando com o desenvolvimento nos processos educativos. A metodologia de
abordagem qualitativa serviu de base para a análise de conteúdo de nove entrevistas
semiestruturadas integralmente transcritas e também do documento PPP da escola.
Os resultados das análises indicam que, devido às mudanças estruturais das famílias
na sociedade atual, muitas vezes a base familiar fica fragilizada como um lócus do
suporte emocional das crianças. Como a escola é a segunda instituição que as acolhe,
as fronteiras entre as duas encontram-se difusas reforçando a demanda pela
terceirização da família para a escola na tarefa de educar. No entanto, os professores
carecem de formações e instrumentalizações específicas a respeito da dimensão
afetiva na docência e sua prática em sala de aula, podendo afetar a saúde mental
deste profissional. Torna-se necessário o desenvolvimento de políticas públicas
eficazes de educação para enfrentar a realidade atual com relação às habilidades
socioemocionais dos alunos. Ressalta-se que o desenvolvimento das habilidades
socioemocionais dos alunos depende de outras dimensões contextuais para além da
família e da escola, englobando a comunidade, carecendo de um diálogo constante
entre elas em uma via de mão dupla. Os resultados desta dissertação mostram
também que há a necessidade de um maior apoio, formações e mudanças estruturais
nas diversas instituições que são responsáveis pelo desenvolvimento socioemocional
dos indivíduos ao longo de suas vidas a fim de enfrentar as rápidas mudanças que a
sociedade tem passado. Diante destes resultados como produto final do Mestrado
Profissional em Memória Social e Bens Culturais, criou-se um blog para colaborar com
professores e comunidade escolar nos processos educativos voltados para o
desenvolvimento socioemocional dos alunos. Conclui-se que é necessário, para as comunidades escolares, o fortalecimento dos profissionais, pais e cidadãos, através
da união e perseverança de boas práticas que os ajudem a mudar o olhar de maneira
positiva sobre a educação. |
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