dc.contributor.author |
Rocha, Alessandra Francelino Pereira |
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dc.date.accessioned |
2024-05-27T15:31:04Z |
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dc.date.available |
2024-05-27T15:31:04Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.citation |
ROCHA, A. F. P. Educação de Jovens e Adultos em abordagens metodológicas diferenciadas: um estudo no CEJA de Araranguá. 2024. 124 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3897. Acesso em: 27 maio 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3897 |
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dc.description.abstract |
A dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais e ao
Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), é de natureza
qualitativa e exploratória, vinculada a bases hermenêuticas, seguindo os passos:
Seleção de fontes para a constituição do corpus; Leitura dos referenciais teóricos
selecionados; Seleção de produções científicas sobre Educação de Jovens e Adultos
(EJA) e metodologias alternativas; Identificação e análise das memórias dos
estudantes egressos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), auferidas
por meio da roda de conversa; Interpretação dos dados coletados e implementação
na narrativa final. A abordagem hermenêutica foi adotada para a revisão de literatura
e compreensão das memórias dos estudantes. Do ponto de vista educacional, as
relações e o reconhecimento de experiências com o outro ocorrem pela abertura ao
diálogo e à tradição, tendo o horizonte do passado com o presente como referência.
Estudos destacam que os principais fatores que colaboram para que o estudante não
conclua a educação básica são a necessidade de ingressar cedo no mercado de
trabalho e a metodologia adotada pelo professor. A questão norteadora foi: A partir
das memórias dos estudantes egressos do CEJA, de que forma o reconhecimento e
o incentivo a metodologias diferenciadas podem promover a conclusão dos estudos
na EJA? A dissertação investigou tendências metodológicas na EJA por meio de
mapeamento de trabalhos científicos e memórias dos estudantes auferidas por meio
da roda de conversa. Os resultados mostram as principais tendências atuais, mas
poucas iniciativas para criar estratégias metodológicas. Propôs-se uma atualização
didático-metodológica por meio de uma roda de conversa, estudando os potenciais
metodológicos da EJA. O produto final ofereceu sugestões de metodologias
alternativas para apoio aos professores na melhoria do ensino na EJA como um direito
social voltado à equidade, no sentido de criar estratégias metodológicas na práxis
pedagógica. |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
open Access |
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dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogias libertadoras |
pt_BR |
dc.title |
Educação de Jovens e Adultos em abordagens metodológicas diferenciadas: um estudo no CEJA de Araranguá |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Conte, Elaine |
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dc.degree.local |
Canoas, RS |
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