Abstract:
Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo elaborada como tese de Doutorado em Memória
Social e Bens Culturais, linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais, na Universidade
La Salle, Canoas, RS. Tem como objetivo investigar as memórias narrativas de professoras que
atuam na Educação Básica em duas escolas municipais localizadas na cidade de Porto Alegre,
no Estado do Rio Grande do Sul, referentes às memórias e aos relatos de suas práticas
educacionais frente às políticas públicas envolvendo gênero e sexualidade, em seus cotidianos
escolares e no combate a LGBTfobia. Por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras
do Ensino Fundamental da Educação Básica, de pesquisas documentais e de Análises
Interpretativas, pretendeu-se compreender quais as ações foram implementadas na prática, na
última década, com base nas políticas públicas, em suas escolas, voltadas para gênero e
sexualidade e no combate a LGBTfobia, uma vez que ainda há enfrentamentos contra
posicionamentos homofóbicos e sexistas, especialmente, durante o governo anterior (2019-
2022). Um dos objetivos específicos deste estudo é analisar projetos desenvolvidos no campo
educacional que corroborem para uma prática mais inclusiva e menos discriminatória das
relações de gênero e sexualidade. As políticas públicas promulgadas pelo Estado com o
declarado desejo de proporcionar uma vida digna a sua população, em conformidade com os
princípios dos Direitos Humanos, possuem papel primordial. Reunindo e analisando as
experiências positivas e conflitantes na tentativa de atender à legislação e às políticas públicas
que permeiam a construção de valores direcionados para a redução do sexismo, do preconceito
de gênero, da homofobia e da heteronormatividade, foi possível concluir que as memórias
coletivas das professoras denotam que as políticas públicas voltadas para a LGBTfobia nos
espaços escolares ainda se mostram encobertas pelo desconhecimento, pois embora haja
projetos voltados para inclusão, esses não possuem a temática das relações de gênero e
sexualidade explícitas.