Abstract:
Este estudo se insere na linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais, do
Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle
e tem por objetivo identificar a influência da memória de alunos na escolha de uma
graduação, a fim de aumentar o índice de alunos frequentando um curso superior,
dando a eles embasamentos de que é possível concluir uma graduação, independente
da sua classe social ou do histórico familiar acadêmico. Como objetivos específicos
temos: analisar como o ambiente, o histórico familiar e o nível escolar e social dos
pais interferem no interesse pela graduação; coletar dados para construir uma base
sólida das ações que a escola precisa desenvolver para estimular nossos alunos a
continuar seus estudos e construir um produto que sirva como instrumento de
incentivo aos alunos, despertando neles o interesse pelo ensino superior. Trata-se de
uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários. A pesquisa foi composta
por alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Natálio
Vassoler, escola situada no município de Forquilhinha – SC. Conceitos de memória,
memória social, ensino médio, educação e trabalho foram abordados neste estudo
assim como autores como Halbwachs, Tedesco e Candau. Como produto final do
mestrado profissional foi criado um vídeo, que apresentou a Escola de Educação
Básica Natalio Vassoler, onde foi realizada toda a pesquisa, com depoimentos de ex-
alunos mostrando sua trajetória e incentivando os atuais alunos a continuarem seus
estudos acadêmicos. Os resultados demostraram a importância de ações de incentivo
como essas e ações de caráter informativo, como vestibulares, ENEM, bolsas de
estudos e ensino EAD, para que esses jovens tenham todas as ferramentas
disponíveis para cursar uma graduação.