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Essa pesquisa investiga as memórias do ensino de Matemática por meio de jogos
nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede estadual do
município de Araranguá - SC. Trata-se de um estudo de campo, de caráter
qualitativo e apoiado numa abordagem histórico-cultural, inserido na linha de
pesquisa de Memória e Linguagens Culturais. Tem como objetivo geral
problematizar as mudanças ocorridas ao longo do tempo no ensino de matemática
por meio do lúdico na sala de aula de matemática nos anos iniciais até a inserção da
gamificação. A primeira fase da pesquisa incluiu um questionário para melhor
delimitação do problema e conhecimento da escola, bem como uma revisão
bibliográfica, que aponta para o uso dos jogos como uma ferramenta valiosa que
desenvolve o pensamento lógico e a resolução de problemas, proporcionando
aprendizado enquanto diverte. Na segunda fase foi realizada a análise documental
no Currículo Base do Território Catarinense (CBTC) e em livros didáticos utilizados
na escola, bem como entrevistas com seis pedagogas que estavam em diferentes
momentos de suas carreiras docentes. Como produto técnico, foi produzida uma
revista, direcionada aos professores de anos iniciais, que apresenta sugestões de
atividades lúdicas para o ensino de frações com o uso do FracSoma, uma vez que
os questionários e as entrevistas apontaram esse conceito como um dos mais
difíceis de se ensinar. Quanto à percepção dos professores, sobre as mudanças
ocorridas no ensino e aprendizagem por meio do lúdico na sala de aula de
Matemática, desde a inserção dos jogos até a gamificação, a pesquisa mostrou que
os professores reconhecem o potencial dos jogos e atividades lúdicas para engajar
os alunos, desenvolver habilidades cognitivas e promover uma compreensão mais
profunda dos conceitos matemáticos, embora anseiam por uma formação
continuada que potencialize reflexões sobre essas mudanças e desafios no ensino e
aprendizagem da matemática. |
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