Abstract:
Esta dissertação pertence à Linha 1 de pesquisa no Mestrado em Memória Social e
Bens Culturais da Universidade La Salle, intitulada Memória, Cultura e Identidade.
Lança um olhar sobre como melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem em sala
de aula. Torna-se relevante este estudo pois atende aos desejos da prática
pedagógica. O ensino colaborativo tem por princípio que dois professores, em pé de
igualdade, realizem o planejamento juntos. Um professor regente e um professor com
formação em educação especial, são corresponsáveis, e constroem propostas para a
turma, tendo foco não na deficiência, e sim no grupo. Tem a perspectiva de favorecer
a todos os estudantes as mesmas possibilidades de acesso ao conteúdo, ampliando
muito mais a dinâmica do processo de ensino, atingindo muito mais e muito melhor os
estudantes. O estudo é relevante para o campo de estudos da memória social, pois
como um bem coletivo, a memória social converge com a cultura. A memória é
linguagem e construção de história. É por meio dela que avançamos no conhecimento,
e é no meio social que as aprendizagens são consolidadas, sendo a memória humana
constituída dentro do grupo. Na sala de aula, alunos e professores se envolvem em
temas e exercícios diários, onde deve ser o lugar de expressão e valorização das
diferenças. O problema central de pesquisa está voltado à aplicabilidade do ensino
colaborativo como forma de melhorar as práticas de ensino, e tem como questão
norteadora: Quais as possibilidades de contribuição do ensino colaborativo no campo
da memória social e sua relação com as práticas pedagógicas nos anos iniciais do
ensino fundamental da Escola Estadual Castro Alves de Araranguá/SC? O objetivo
geral está assim definido como objetivo geral da pesquisa: Investigar, no campo da
memória social, o ensino colaborativo e sua relação com as práticas pedagógicas nos
anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual Castro Alves de
Araranguá/SC. Como metodologia, esta pesquisa é qualitativa e empírica, se
caracterizando como descritiva. A coleta de dados se deu através de uma entrevista
com professores da Escola Estadual Castro Alves de Araranguá/SC. A discussão
analisa os dados apresentados nas entrevistas, nos relatos dos professores com
elementos constituídos da vivência do grupo, permitindo novas conversas sobre o
tema e possibilitando buscar novas práticas pedagógicas. A partir da pesquisa,
conclui-se que os estudos da memória no campo da aprendizagem propõem a
problematização dos processos de construção de saberes, uso de comunicações e
práticas pedagógicas. Os resultados observados nesta pesquisa apontam que os
documentos norteadores não trazem de forma clara sobre como deve ser a dinâmica
dos professores dentro da sala de aula; faltando, as políticas públicas serem mais
efetivas neste sentido. A pesquisa possibilitou, a partir das inquietações comumente
observadas, investir em novas práticas educativas em nosso tempo.