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Apresentação de cortes em alimentos na abordagem de introdução alimentar a partir do método baby-led weaning (blw): um e-book

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dc.contributor.author Gonçalves, Thays Guedes
dc.date.accessioned 2024-09-13T23:05:32Z
dc.date.available 2024-09-13T23:05:32Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3967
dc.description.abstract Dentre as citações agrego observações de análise em pesquisa e entendimento. A OMS e o Mistério da Saúde do Brasil orientam que o aleitamento materno exclusivo é suficiente para atender às necessidades do lactente até o sexto mês de vida. A partir desta idade, é necessário que alimentos complementares sejam introduzidos visando suprir a necessidade de determinados nutrientes que se tornam insuficientes no leite materno (Brasil, 2002; OMS 2003). A introdução alimentar (IA) infantil é uma fase caracterizada pela transição do leite exclusivo – materno ou fórmula láctea – para os primeiros alimentos sólidos, semi-sólidos ou líquidos, em alimentação complementar (AC). Segundo a OMS, o período de alimentação complementar é aquele durante o qual outros alimentos ou líquidos são oferecidos à criança além do leite materno (Silva, 2013; OMS, 2003). É na infância que ocorre a formação de muitos dos hábitos alimentares que se estenderão ao longo da vida. Para que a alimentação seja adequada, os alimentos consumidos precisam atender às necessidades diárias específicas de cada faixa etária em relação a energia, macro e micronutrientes (Philippi, 2015). A introdução alimentar é o termo usado para designar a fase em que a alimentação dos bebês começa a experimentar outros alimentos além do leite materno. O ideal é oferecer ao bebê uma alimentação variada e rica em nutrientes, tanto macro quanto micro (proteínas, carboidratos, gorduras, ferro, zinco e vitaminas). É sempre importante unir os quatro grupos alimentares principais: hortaliças e frutas, carnes e ovos, cereais e tubérculos e grãos. A composição de todos os grupos são permitir que a criança tenha energia, proteínas, sais minerais e as vitaminas necessárias para um crescimento adequado. Em contraponto, a abordagem Baby-led Weaning (BLW) é uma forma alternativa de se introduzir os alimentos sólidos ao bebê. Criado em 2008 pela enfermeira social inglesa, PhD. Gill Rapley, o BLW propõe que o bebê tenha a oferta de alimentos complementares, diretamente em pedaços, tiras ou bastões. Essa abordagem não inclui alimentação com a colher e nenhum método de adaptação de consistência para preparar a refeição do lactente (SBP, 2017). Segundo a criadora do método com uma abordagem que confia na capacidade do bebê de se auto alimentar, desde que apresente os sinais de desenvolvimento 4 adequados, também chamados de “sinais de prontidão” – sentar-se sozinho sem apoios, sustentar o pescoço, pegar brinquedos com precisão e levá-los à boca –, expondo-o a diferentes texturas e possibilitando uma interação ativa com os alimentos (Rapley & Murkett, 2017). É o bebê que decide o que quer e quanto quer comer em cada refeição. O método BLW traz diversos benefícios em relação ao modelo tradicional: maior autonomia, melhor aceitação, maior variedade de alimentos, formação de um hábito alimentar mais saudável, menor risco futuro de obesidade. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Método Baby- led weaning pt_BR
dc.subject Método BLW pt_BR
dc.subject Introdução alimentar pt_BR
dc.title Apresentação de cortes em alimentos na abordagem de introdução alimentar a partir do método baby-led weaning (blw): um e-book pt_BR
dc.type TCC pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Amaro, Francisco Stefani
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Nutrição


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