Abstract:
Esta pesquisa investiga as marcas identitárias emergentes das memórias de
representantes da comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Professor Guilherme Sommer, de Teutônia – RS. Busca também materializar as
descobertas e percepções desses sujeitos através da realização de uma instalação
artística aberta à comunidade local e regional e, com isso, apresentar uma imagem
mais positiva do educandário a toda população. Trata-se de um estudo de campo de
caráter qualitativo e apoiado numa abordagem metodológica histórico-cultural,
inserido nas linhas de pesquisa de Memória e Linguagens Culturais e Memória,
Cultura e Gestão. Como metodologia, fez-se uso da análise documental e da coleta
de depoimentos escritos e orais dos sujeitos que fizeram e fazem parte da história da
referida escola. A memória constitui a identidade do grupo, como indicam muitos dos
autores basilares deste estudo. A base teórica é alicerçada em Halbwachs (1990) e
Assmann (2011) no que compete à memória; em Candau (2019) e Pollak (1989; 1992)
no que se refere à relação entre memória e identidade; em Oliveira (2008) e Medeiros
e Bastos Júnior (2015) em relação à memória e identidade institucional; em Freire
(1996; 2001), Larossa (2018) e Masschelein e Simons (2021) no que tange à escola
e à educação; e em Carvalho (2005), Nardin (2004) e Silva (2012) no que diz respeito
à instalação artística. A análise dos documentos e depoimentos evidenciaram as
marcas constituintes da identidade da instituição: a precariedade dos primeiros
tempos; a carência do público atendido; a estigmatização da vila; o esforço coletivo e
o trabalho em equipe; as cores da diversidade e do respeito; a transformação, a
acolhida e o pertencimento; o constructo de família; a ponte como elo entre escola e
família; para citar algumas. Essas marcas identitárias elucidadas no estudo
apresentam a percepção dos membros internos, resultando na organização e
realização da instalação artística no ambiente escolar. Apenas a longo prazo será
possível avaliar o impacto dessa ação na imagem externa da instituição, mas se
percebe que a interação com a obra causou um movimento reflexivo interno acerca
de aspectos da identidade da escola e da importância da preservação das memórias
como conservação da história da instituição a partir do seu patrimônio imaterial,
gênese identitária e mecanismo de coesão dos grupos que a compõem.