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Este é um trabalho que se insere no campo de estudos em memória social, na Linha de
Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, do Programa de Pós-Graduação em Memória
Social e Bens Culturais da Unilasalle. Transita nos domínios da História da Educação,
das Instituições Escolares, das Disciplinas e da Educação Física, utilizando como
conceitos norteadores, os de patrimônio cultural escolar esportivo e cultura escolar. O
universo da pesquisa foi constituído por três escolas da Rede La Salle, fundadas no Rio
Grande do Sul em 1908, a saber: Colégios La Salle Dores, Canoas e Carmo. Seu objeto
é o conjunto de troféus reunidos a partir das Lassalíadas e de outros eventos esportivos
realizados entre as décadas de 1930 e 2000, bem como os espaços destinados à
Educação Física e esportes. Os problemas de pesquisa consistem em: Como se deu a
inserção das práticas esportivas nas três primeiras escolas lassalistas no Rio Grande do
Sul (Colégios La Salle Dores, Canoas e Carmo)? Existe opção por determinada
atividade esportiva, nos diferentes espaços onde as três escolas foram instaladas? Quais
tipos de artefatos e lugares podem ser considerados como vetores memoriais de
manifestações esportivas nas escolas lassalistas? Qual a relação dos artefatos esportivos
com os eventos que os geraram? Quais sentidos e significados são dados, nas escolas,
aos artefatos gerados a partir de competições esportivas escolares? O objetivo geral foi
o de investigar a constituição de acervos de troféus por elas reunidos, fruto de
conquistas em competições esportivas, e os espaços construídos para a prática de
esportes nas três escolas. Defende-se a tese de que os primeiros são objetos que
integram o patrimônio cultural esportivo e os segundos se constituem em espaços de
memória da comunidade educativa lassalista no Rio Grande do Sul. Os objetivos
específicos foram: (a) investigar os processos de incorporação da Educação Física aos
saberes escolares dos Colégios Dores, Canoas e Carmo, a partir da constituição do
currículo e da cultura escolar de cada uma; (b) analisar a constituição dos espaços
esportivos das escolas Dores, Canoas e Carmo. (c) descrever as Lassalíadas, evento
esportivo congregando as escolas lassalistas do Rio Grande do Sul; (d) inventariar os
artefatos esportivos das escolas objeto de estudo. (e) verificar como as escolas
salvaguardam seus bens culturais esportivos e a atribuição de sentidos e significados a
estes. A pesquisa percorreu trilha metodológica ancorada na abordagem qualitativa. O
corpus documental foi constituído por entrevistas temáticas, documentação levantada no
Arquivo da Província Brasil-Chile, nos acervos das três escolas mencionadas e do
Museu Histórico La Salle. A partir dos dados levantados foi produzido um inventário
das coleções de troféus das escolas estudadas. Como resultados, identificou-se que as
escolas, desde seus primórdios, dão relevância para as atividades esportivas,
estimulando-as, tanto promovendo eventos internos quanto participando daqueles fora
do espaço escolar. Embora careçam de políticas institucionais para a guarda e
preservação, mantém acervos de artefatos e espaços específicos para atividades
esportivas, os quais podem ser considerados como vetores de memória e como maneira
de darem-se a ver, tanto para a comunidade interna como para a externa. |
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